6 dicas simples para vencer o jet lag

16/08/2018 às 09:353 min de leitura

Fazer uma viagem muito longa e ficar com jet lag já não é mais uma coisa para se gabar. Na realidade, esse é um sério problema moderno que pode atrapalhar tanto a vida pessoal, como passeios que poderiam ser feitos na viagem, quanto profissional, em uma reunião de negócios, por exemplo. Apesar disso, é possível aprender a lidar com o jet lag sem depender de pílulas para dormir.

Para resolver o problema, uma palavra deve ser usada: dessincronização. Esse é o termo médico para o jet lag. Isso significa que o seu ritmo circadiano – o tal relógio biológico – está fora de sincronia. Seu corpo acha que ainda está em um fuso horário, mas você está fisicamente em outro lugar. Por isso você pode ficar confuso, cansado e muito chateado.

A melhor maneira de vencer o jet lag é fornecer ao seu corpo, de maneira rápida e clara, as informações necessárias sobre o novo fuso horário. Em suma, seu corpo precisa de uma boa quantidade de sono e luz solar – mas, isso nos momentos certos. Os cuidados para que você não tenha disritmia circadiana começam antes mesmo de decolar, definindo seu relógio para o fuso horário de destino ao se preparar para a viagem. Confira seis dicas da AirHelp para aproveitar todos os momentos em seu novo destino.

1. Sincronize sua mente e seu corpo com o sol

Nossos ritmos circadianos evoluíram para estarmos ligados ao dia solar, o que significa que nosso relógio interno pode ser facilmente influenciado por quantidades e horários da luz do dia. Viajantes experientes sabem que voar para o leste através dos fusos horários é mais difícil do que ir para o oeste, porque viajar para o Oriente encurta os dias enquanto para o Ocidente os aumenta. Isso significa que seu ritmo circadiano precisa de mais esforço para acompanhar.

Max Lugavere, jornalista e diretor do filme "Bread Head", documentário que explora o impacto de nossas dietas e estilos de vida na saúde do cérebro, diz: “Nossos corpos e cérebros literalmente evoluíram para sincronizar com o Sol. Quando chego a um destino, se ainda está claro, saio e olho para o céu sem óculos escuros – não diretamente para o Sol, mas em direção ao céu, que mesmo em um dia nublado é mais brilhante do que qualquer iluminação interna. No dia seguinte, saio assim que acordo e faço a mesma coisa. A luz ajuda a ancorar todo o ciclo de 24 horas do corpo.”

sol

2. Tome uma pequena quantidade de melatonina

A melatonina é um hormônio que diz ao seu cérebro quando é hora de relaxar e ir dormir. Tomar uma pequena quantidade, entre três e cinco miligramas, 30 minutos antes de ir dormir, pode realmente ajudar o seu relógio biológico. Ingerir isso de manhã engana seu cérebro e acredita que você dormiu mais tempo. Mas tenha cuidado, diz Lugavere, porque "esse hormônio produzido naturalmente é facilmente suprimido pela luz brilhante, então tente minimizar a exposição a telas muito iluminadas por pelo menos uma hora antes de dormir". 

  • Viajando para o leste? Luz da manhã e melatonina à noite para avançar o relógio biológico.
  • Viajando para o oeste? Luz da tarde e melatonina de manhã para rebobinar o seu relógio biológico.

dicaprio

3. Hora certa das refeições

Comida de avião é divertida. Ela vem em um monte de pequenas embalagens, cada uma com seu pequeno quebra-cabeças para resolver. Também é espantosamente ruim para você, rica em carboidratos rápidos, óleos excessivamente processados e aditivos misteriosos que farão você se sentir mal. Muitos especialistas em jet lag nem tocam no prato.

No lugar disso, diz Lugavere, podemos evitar alguns alimentos para suavizar o impacto do jet lag. “Evito comer e ingerir cafeína durante voos longos (mas bebo muita água), até comer uma refeição grande e rápida (junto a uma xícara ou duas de café) na manhã seguinte à minha chegada (ou quando desembarcar, se chegar cedo). Um protocolo semelhante a este, desenvolvido por um cronobiologista do Argonne National Laboratory em Illinois, mostrou reduzir significativamente a ocorrência de jet lag”.

fome

4. Tome um banho frio

Lugavere tem protocolos para todos os horários quando precisa reajustar o relógio do corpo. “Tomar um banho mais frio poderia, teoricamente, desencadear uma resposta hormonal semelhante ao que normalmente ocorre acordand, ajudando-te a voltar aos trilhos. Eu faço isso regularmente e quando estou cansado, o frio faz meu cérebro parecer que está se ‘religando’". À noite, Lugavere recomenda ligar o ar-condicionado e depois tomar um banho morno. "Ir para um local mais frio engana o corpo e o coloca em um estado mais sonolento", explica.

banho

5. Planeje chegar ao seu destino à noite

Uma ótima dica é comprar seus bilhetes de avião para garantir que você chegue ao seu destino à noite. Dessa forma, é mais provável que você adormeça rapidamente e acordará se sentindo descansado. Também é essencial definir seu relógio para o fuso horário de destino. Faça isso antes de decolar. Dessa forma, você fica mais preparado, conhecendo a rotina para os próximos meses de sua viagem.

noite

6. Invista em tecnologia

Aqui estão algumas dicas de tecnologia específicas que podem ajudar com o jet lag:

  • Neuroon: A primeira máscara de sono inteligente do mundo.
  • A máscara GloToSleep: Suavemente escurece a luz para ajudá-lo a adormecer.
  • SeatGuru App: Permite que você evite assentos perto de cozinhas, banheiros e na parte de trás de um avião, lugares que são mais incômodos.

celular

*Via assessoria

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: