Qasr al Farid: conheça o castelo solitário da Arábia Saudita

09/09/2018 às 12:002 min de leitura

Localizado em uma cidade ancestral chamada Mada in Saleh, a cerca de 1,4 mil quilômetros da capital Riyadh, está um dos tesouros turísticos da Arábia Saudita. O castelo solitário chamado de Qasr al Farid é a mais importante de uma série de ruínas localizadas na região. Altíssimo e ainda com boa parte de sua estrutura bem conservada, o Qasr al Farid se destaca em uma grande área deserta e marrom, no meio do nada — por isso ganhou o nome Castelo Solitário.

A construção foi erguida originalmente entre os séculos I e II depois de Cristo, pela civilização nabateia, mas foi recebendo atualizações e adaptações arquitetônicas de civilizações que vieram depois. Junto a outras construções que estão localizadas na mesma região, embora não muito próximas, o castelo Qasr al Farid faz parte do sítio arqueológico Al-Hijr — que significa Lugar da Rocha. A 320 quilômetros da cidade de Petra, na Jordânia, o castelo e a cidadezinha de Mada in Saleh estão mais perto da fronteira do que do próprio centro do país saudita.

Hoje, Mada in Saleh é considerada Patrimônio Mundial da Unesco graças à sua história e ao potencial turístico. Com 131 túmulos talhados em suas rochas ao redor da cidade arqueológica, em 16 km², ela inclui também muralhas, torres, esculturas e outras estruturas do tipo. Aliás, por falar em túmulos, todas as tumbas foram mapeadas por este site, então é possível saber quem está enterrado por ali.

A proximidade com a fronteira fez Mada in Saleh ser considerada, por séculos, uma cidade estratégica para a economia dos nabateios, de forma que se tornou muito poderosa e rica, escolhida por homens poderosos como local para viver. 

Essa tribo, originalmente dona de uma cultura nômade, decidiu no entanto fixar residência em Mada in Saleh, o que deixa a cidade ainda mais interessante. Ali, eles desenvolveram sistemas de engenharia, astronomia, política, além de seus avançados conhecimentos hidráulicos. 

Todas essas curiosidades fazem de Mada in Saleh e do castelo de Qasr al Farid um belíssimo destino turístico, porém não tão frequentado, em virtude do excessivo conservadorismo e tradicionalismo da Arábia Saudita. Apesar disso, o país vem incentivando o turismo nos últimos anos, o que tem feito o número de visitações crescer.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: