22% dos brasileiros preferem ficar pelados na rua do que sair sem celular

04/09/2018 às 12:002 min de leitura

Pense em um dia normal em sua vida: quanto você depende de uma conexão ativa com a internet? Você conseguiria passar um dia inteiro sem se conectar? Se a resposta é não, saiba que você não está sozinho. Para nos ajudar a ir de um lugar ao outro a pedir o jantar e manter o contato com os amigos, o mundo digital tornou-se tão enraizado em nosso dia a dia que não ter acesso à internet pode ser um grande problema.

Na verdade, hoje as pessoas dependem tanto da conectividade que, segundo a nova pesquisa da Kaspersky Lab, 22% dos brasileiros prefeririam ser flagrados nus em público do que não ter seus dispositivos conectados com elas.

Prioridade número um

Estar conectado é hoje um item básico para muitos usuários, especialmente quando estão em trânsito. Assim sendo, cerca de 23% dos brasileiros que responderam à pesquisa recente da Kaspersky Lab dizem que estar conectado é tão importante quanto ter acesso fácil a água, comida e abrigo.

Mais do que isso, as pessoas estão prontas para sofrer constrangimentos e até danos pessoais para se manter conectadas

A dependência que temos de nossos dispositivos e da conectividade fornecida por eles é tão forte que a perda de um smartphone ou tablet pode ser mais estressante do que muitas outras situações traumáticas. Quase todos os brasileiros respondentes (91%) disseram que ficariam tensos se tivessem seus dispositivos perdidos ou roubados, mais do que se perdessem um trem/avião (86%), sofressem um pequeno acidente de carro (85%) ou ficassem doentes (84%).

Mais do que isso, as pessoas estão prontas para sofrer constrangimentos e até danos pessoais para se manter conectadas. Por exemplo, cerca de 24% dos brasileiros respondentes já olharam para a tela do celular ao atravessar a rua, e 22% deles enquanto andavam em uma região desconhecida/perigosa. Além disso, cerca de 28% dos brasileiros disseram que se sentem nus quando não estão com seu dispositivo conectado.

celular

Nudez tecnológica

A Kaspersky Lab investigou melhor essa questão em um experimento recente em que um voluntário nu e indefeso tinha a tarefa de tentar localizar suas roupas em uma cidade desconhecida sem usar o celular e todas as vantagens que ele oferece. Conforme o estudo e esse experimento social demonstraram, estar sem um dispositivo conectado é o mesmo que estar sem roupas.

Com a conectividade se expandindo em todos os aspectos de nossas vidas, não podemos ignorar a questão da segurança

“A conectividade rapidamente tornou-se um elemento básico da vida moderna e, para alguns, uma necessidade absoluta. Nosso desejo de estar online o tempo todo e as coisas que estamos dispostos a fazer para garantir essa conexão digital mostram como os dispositivos conectados são importantes para nós”, diz Dmitry Aleshin, vice-presidente de marketing de produtos da Kaspersky Lab.

“Porém, com a conectividade se expandindo em todos os aspectos de nossas vidas, não podemos ignorar a questão da segurança, que deve estar presente independentemente do que você está fazendo e de onde está. Os usuários precisam garantir que sua conexão seja sempre segura, em qualquer situação”, reforça.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

22% dos brasileiros preferem ficar pelados na rua do que sair sem celular via TecMundo

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: