Você conhece as Agulhas da Ilha de Wight?

23/09/2018 às 12:012 min de leitura

A Ilha de Wight é a maior do Canal da Mancha, que separa a ilha da Grã-Bretanha da parte continental da Europa. Conhecida por sua composição geológica e pelo clima agradável, atrai turistas de todas as partes do mundo e foi palco de um grande festival de música em 1970, o qual contou com a presença de Bob Dylan, The Who, The Doors e Jimi Hendrix.

O evento foi memorável e, desde 2002, a organização foi retomada, sendo realizado anualmente desde então. Um dos pontos turísticos disponíveis para visitação são As Agulhas (The Needles), uma grande formação rochosa que possui muita história para ser contada.

The Needles

As Agulhas são uma linha de rochas de calcário que ficam acima do nível do mar na extremidade oeste da Ilha de Wight. Atualmente, existem no local três grandes rochas, com um grande espaço entre a primeira e as duas últimas, onde um dia existiu o maciço que deu nome ao conjunto. Uma tempestade de grandes proporções, que aconteceu em 1764, destruiu a rocha que era mais fina e alongada que as demais, muito semelhante a uma agulha.

A tão falada rocha também era conhecida como “esposa de Ló”, em referência ao que diz a Bíblia no livro de Gênesis. Na passagem, a esposa de Ló é advertida para que não olhe para trás, enquanto foge da destruição de Sodoma. Ao não acatar a recomendação, acaba se transformando em um pilar de sal.

Farol

Em 1786, o primeiro farol da área foi construído em uma região mais elevada da falésia, onde se iniciam As Agulhas, 144 metros acima do nível do mar. A posição não foi favorável para o objetivo da edificação, pois ficava envolta em névoas marítimas constantemente e tornava seu uso limitado demais.

Quase 1 século depois, em 1859, outro farol foi construído, dessa vez na ponta da última pedra da formação. Apesar de ficar somente 24 metros acima do nível do mar, sua posição estratégica fez com que a eficácia fosse suficiente para manter a segurança dos navios que trafegam pela região.

Em 1987, foi construído um heliporto no topo da torre, que era operada manualmente por três homens até 1994, quando foi totalmente automatizado. Hoje, a formação e o farol se tornaram símbolos da ilha, os quais podem ser encontrados em diversos souvenirs vendidos para turistas.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: