Problemas para convencer as pessoas? Confira 4 dicas valiosas

08/10/2018 às 08:302 min de leitura

Viver em sociedade requer troca de conhecimentos, objetos, tempo e várias outras coisas. Seja para retorno pessoal ou profissional, as interações interpessoais são repletas de sutilezas visando a um determinado objetivo. Mas como é possível aumentar as chances de conseguir respostas positivas? Separamos algumas dicas baseadas em estudos psicológicos que podem auxiliar nesse processo. Confira com a gente!

1. Use a racionalidade

Pedir qualquer favor é algo delicado; afinal de contas, estamos com tendências mais individualistas há algum tempo. Diante disso, as chances de sermos bem-sucedidos aumentam quando explicamos os motivos de nossos pedidos, não apenas demandamos algo.

Veja estes dois exemplos: “Olá, poderia me ajudar a montar esta planilha de Excel?” e “Oi, tenho que entregar um relatório urgente até o fim do dia e não conseguirei terminar estas planilhas sozinho. Poderia me auxiliar com isso?”. Percebeu a diferença? Ao apontar seus motivos, é possível envolver o interlocutor em sua história, tornando-o mais suscetível a seus pedidos.

Um estudo liderado por uma pesquisadora do setor de Psicologia da Universidade de Harvard mostrou que, ao explicar logicamente as razões da sua demanda, há uma chance 50% maior de ter um retorno favorável.

2. Ouvir e compreender antes de pedir qualquer coisa

Esta talvez seja uma das dicas mais complicadas, quando pensamos na prática, pois não estamos, via de regra, acostumados a ouvir. Há muito tempo deixamos de lado o que o outro tem a dizer em detrimento do que nós queremos, sabemos, pensamos — e a cada dia isso se torna mais evidente. Esse comportamento é o exato oposto quando se quer algo de alguém.

Lynne Franklin é uma consultora empresarial focada em linguagem corporativa e como obter melhores retornos a partir dessa comunicação. Ela é inclusive autora de um livro chamado “Consiga que os outros façam o que você quer”, em tradução livre, no qual descreve como ouvir é um passo fundamental na hora de persuadir qualquer pessoa a fazer o que você quer ou precisa. Ao escutar, é possível compreender quais ambições estão ali presentes e, assim, moldar suas pretensões no mesmo discurso.

3. Escolher as palavras

Alguns truques são bem simples e eficazes. Ao mudar o discurso com palavras mais inclusivas, é possível atingir o interlocutor de uma maneira melhor. Por exemplo: “Vá buscar refrigerante no mercado!” soa um tanto mandão e gera certo desconforto. Já a frase a seguir mostra como é possível conseguir a colaboração do outro: “Estou tão atarefado com os trabalhos; poderia me ajudar e ir ao mercado comprar algumas coisas?”. Perceba a diferença das frases e o quanto de impacto causa em quem recebe a mensagem, ainda que a ideia seja a mesma.

Já quando for negar algo, busque menos palavras. Ser mais direto é mais funcional nesse caso. A recomendação é usar apenas “não” em vez de “não posso”. Quando se dá margem para justificativa, existe espaço para contestar e ser dobrado a fazer o que não se quer.

4. Solicitar pessoalmente

Ainda o meio mais efetivo de alcançar um favor é pedir pessoalmente. As pessoas tendem a ser mais suscetíveis quando a conversa é olho no olho. É um sentimento mais íntimo, de mais confiança, deixando mais espaço para diálogo e interação.

E aí, concorda com a lista? Acha que existem melhores maneiras? Comente com a gente!

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: