15 fatos e curiosidades relacionadas com os “melhores amigos do homem”

09/10/2018 às 11:002 min de leitura

1 – Segundo os cientistas, humanos e cachorros se tornaram “melhores amigos” há cerca de 30 mil anos.

2 – Os filhotes de cachorro nascem cegos e surdos — e, na maioria dos casos, os bichinhos só começam a reagir a estímulos sonoros e a abrir os olhos após terem cerca de 2 semanas de vida.

Cachorro falante(Giphy)

3 – Os nazistas — que consideravam os cães como criaturas quase tão inteligentes quanto os humanos — chegaram a submeter grupos de cachorros a treinamentos focados em ensiná-los a “falar” e a ler para que os animais pudessem se unir às tropas durante a Segunda Guerra Mundial.

4 – Mas não pense que a participação de cachorros em conflitos humanos se limitou à 2ª Guerra Mundial. Durante a Guerra do Vietnã, o Exército dos EUA empregou mais de 5 mil cães como militares.

Cachorro assustado(Giphy)

5 – Sabia que, ao final de uma das músicas dos Beatles — a “A Day in the Life” —, Paul McCartney incluiu a gravação de um apito que é audível apenas para os cães?

6 – Os cachorros só começaram a poder assistir TV recentemente, uma vez que, para que eles possam ver as imagens, é necessário que elas sejam apresentadas em mais ou menos 70 quadros por segundo — algo que os televisores mais antigos não faziam.

Cachorro vendo TV(Giphy)

7 – Os cães são capazes de diferenciar entre rostos felizes e nervosos, e podem identificar pessoas com comportamento duvidável — e inclusive param de ouvir e obedecer àquelas que eles considerem não confiáveis.

8 – Proporcionalmente falando, pesquisas revelaram que, em termos de ataques a humanos, os dachshunds — ou os populares “salsichinhas”— são mais agressivos do que os dos temidos pitbulls.

Salsichinhas correndo(Giphy)

9 – Você sabia que as marquinhas que existem nos focinhos dos cachorros formam padrões únicos — tal como ocorre com as impressões digitais dos humanos?

10 – Ao contrário do que dizem por aí, cada ano de um cão não é equivalente a 7 anos humanos. A verdade é esses animais envelhecem em ritmos variados e o processo depende de diversos fatores, como raça e tamanho dos cachorros. Os de maior porte, por exemplo, envelhecem mais depressa e morrem mais jovens.

Filhotinho fofo(Giphy)

11 – Os primeiros cachorros clonados de que se tem notícia — 6 labradores — foram “contratados” como cães-farejadores pelas autoridades de imigração da Coreia do Sul em 2009.

12 – Ainda sobre o faro desses animais, sabia que os cães podem ser treinados para detectar determinadas doenças? No caso do câncer de próstata, por exemplo, o nível de acerto dos “médicos caninos” ronda os 98%!

Cão assustado(Giphy)

13 – Você usa um tom de voz diferente para se comunicar com o seu cachorro? Então, continue! Estudos apontaram que eles adoram quando falamos como se estivéssemos nos comunicando com um bebezinho.

14 – Uma curiosidade sinistra agora: existe uma ponte na Escócia, a Overtoun Bridge, situada em Dumberton, que se tornou famosa por aparentemente atrair cães que saltam para a morte lá de cima — e ninguém sabe explicar a razão de isso acontecer.

Raposa fofa(Giphy)

15 – E, para finalizar, sabia que cientistas russos vêm domesticando raposas como se elas fossem cães desde o final da década de 50?

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: