Precisa ter mais produtividade? Sair correr pode ser uma boa opção

23/10/2018 às 08:312 min de leitura

Imagine a seguinte situação: você sabe que vai ter um dia longo e cheio de problemas pela frente. Após acordar, você reserva 15 minutos para se concentrar em tudo que vem pela frente. Nesse tempo, seria melhor relaxar em uma cadeira confortável ou sair para uma corrida leve?

Energia aumentada

Diversos estudos sobre a influência de exercícios físicos leves no funcionamento de nosso cérebro já foram realizados, concluindo em sua maioria que atividades aumentam a capacidade de atenção e velocidade de raciocínio. Outras pesquisas também já mostraram que exercícios aeróbicos, de forma geral, influenciam o humor e a energia de quem possui esse hábito, mesmo quando o praticante da atividade não espera isso.

O pesquisador Fabien Legrand, da Universidade de Reims Champagne-Ardenne, e sua equipe resolveram testar essas conclusões e descobrir se os efeitos emocionais do exercício poderiam ser responsáveis pela melhora nos efeitos cognitivos.

Após os 101 participantes responderem a dois questionários — um sobre como avaliavam sua energia no dia e outro com um teste cognitivo , eles foram separados em duas equipes. Uma delas saiu para uma corrida bem leve ao redor do campus da universidade, com duração de 15 minutos, enquanto a outra foi colocada em uma sala onde era instruída a realizar exercícios de relaxamento em grupo.

Dois minutos após o fim da corrida e da sessão de relaxamento, os participantes foram submetidos aos mesmo testes aplicados no início do processo. Quem saiu para a corrida obteve melhores resultados no teste cognitivo, que avaliou a velocidade de raciocínio e atenção. Além disso, eles indicaram um aumento nos níveis de avaliação de energia, mostrando que o exercício auxiliou na disposição e na concentração.

Quem foi submetido à sessão de relaxamento considerou que a atividade diminuiu sua energia. Os próprios pesquisadores citam o fato de que a corrida foi realizada ao ar livre e o relaxamento, em uma sala fechada — o que pode ter influenciado os resultados de algum modo.

Para Legrand e sua equipe, "os resultados adicionam conclusões às recentes sugestões de que o aumento da sensação de energia pode ter relação entre o exercício aeróbico e alguns aspectos do funcionamento cognitivo". As diversas pesquisas sobre o assunto mostram que existem vários benefícios cognitivos ligados à prática esportiva; então, se você quiser ser mais eficiente durante o dia, é melhor deixar a preguiça de lado e ir suar um pouco.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: