Ventania força comandante a pousar avião de ladinho na Inglaterra

25/10/2018 às 06:002 min de leitura

Se você, assim como boa parte das pessoas que viajam de avião, sente uma pontinha de apreensão — ou um medão mesmo! — durante as manobras de decolagem e aterrissagem, a pergunta que faremos a seguir vai para você. Assista à cena a seguir e nos diga: em que estado você (e a sua calça) desembarcaria dessa aeronave? 

Caranguejando

De acordo com David Grossman, do site Popular Mechanics, o pouso de ladinho — feito caranguejo — acima aconteceu em Bristol, na Inglaterra, no dia 12 de outubro, durante a tempestade Callum que castigou o Reino Unido com chuvaradas e ventos (bem) fortes recentemente.

A aeronave, um Boeing 757-200, com capacidade para transportar até 295 passageiros, além da tripulação, teve que pousar em meio a um temporal com ventos cruzados entre os 60 e 80 km/h. Para isso, a comandante — Brenda Riepsaame Wassink, da companhia aérea TUI Airways — empregou uma manobra conhecida na aviação como “De-Crab” ou “Crabbing”, lembrando que crab significa caranguejo em inglês. 

Manobra de avião(Wikimedia Commons/Mysid)

Essa técnica — que exige bastante conhecimento de voo e habilidade — envolve o piloto considerar o ângulo dos ventos e corrija a direção do avião de forma que ele voe em linha reta com relação ao plano da pista, mesmo que isso signifique posicionar a aeronave ligeiramente de lado até ela tocar o solo.

A dificuldade da manobra é que a correção da direção se apoia, basicamente, na tentativa e erro — e na experiência do piloto — até que o melhor ângulo para a aterrissagem seja encontrado. Entretanto, como você viu, Brenda parece ter tirado a coisa toda de letra e caranguejou (aparentemente) com tranquilidade na pista. Mas, voltando à pergunta que fizemos lá no comecinho da matéria, e se você estivesse a bordo dessa aeronave, como acha que desembarcaria :) ?

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: