Homens caem em golpes online três vezes mais do que mulheres

21/11/2018 às 09:302 min de leitura

Os homens são alvos mais fáceis de serem enganados do que as mulheres  é o que mostra o Relatório da Segurança Digital no Brasil, divulgado recentemente pelo dfndr lab, laboratório da PSafe. Apenas no terceiro trimestre de 2018, o laboratório detectou mais de 33 milhões de golpes via WhatsApp que foram recebidos ou acessados por homens, um número 3,3 vezes maior do que o registrado entre mulheres (10 milhões).

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado por cibercriminosos por ter um número expressivo de usuários no Brasil

Esses golpes, explica a PSafe, são conhecidos como phishing via app de mensagens e oferecem uma “isca” (promoção, vagas de emprego, cartão de crédito etc.) para chamar a atenção do usuário. Ao clicar no link malicioso, a vítima é redirecionada para um site falso que pode roubar dados pessoais, dados bancários, instalar um malware ou, ainda, lucrar com os acessos através de publicidade. Phishing via WhatsApp segue sendo a categoria com maior volume de detecções no trimestre, representando 38,2% do total.

Na divisão por gênero do número de detecções dessa categoria, os homens são responsáveis por 76,1%, enquanto as mulheres representam 23,9%.

Emilio Simoni, diretor do dfndr lab, afirma que “o WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado por cibercriminosos, por ter um número expressivo de usuários no Brasil e por gerar uma rápida disseminação dos links entre os usuários”.

Para se proteger de ameaças como essas, Emilio Simoni destaca que é fundamental adotar medidas de segurança. “Desconfie de links recebidos através de aplicativos de mensagem, especialmente os que são compartilhados por desconhecidos. Se o link suspeito cita uma marca, seja divulgando uma promoção ou vaga de emprego, por exemplo, é recomendável verificar no site oficial para saber se a informação recebida é real ou em sites como o dfndr lab, que indica se uma página é verdadeira ou não. No entanto, para ficar totalmente protegido, é importante que o usuário tenha sempre um antivírus instalado no celular”, indica Simoni.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Homens caem em golpes online três vezes mais do que mulheres via TecMundo

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: