7 sinais que pessoas invejosas emitem

30/11/2018 às 12:002 min de leitura

A inveja é um sentimento no qual a pessoa se sente infeliz por não possuir o que o outro tem. É um sentimento que incomoda tanto quem o sente e quanto quem é o invejado. A pessoa invejosa pode emitir alguns sinais sutis sem pensar, e podemos prestar atenção para identificar esses comportamentos. Confira alguns exemplos:

1. Competição

A pessoa invejosa tem a tendência de ter ciúme de nossas conquistas ou a necessidade de que as conquistas dela sejam mais reconhecidas, geralmente iniciando uma competição direta conosco. Podem ser vitórias pessoais e profissionais, tanto faz... a pessoa invejosa estará sempre tentando te superar de qualquer forma.

inveja

2. Estraga-prazeres ou comemoração exagerada

Por ter ciúme de nosso sucesso, a pessoa invejosa tem a tendência de estragar o momento de felicidade menosprezando a conquista, por menor que seja. Existe também o oposto: você conta um êxito para o invejoso, mas nota que a comemoração é exagerada, ou seja, um fingimento.

inveja

3. Espelho

A inveja é uma espécie de admiração, ou seja, a pessoa invejosa entende que você é melhor que ela. Por isso, tem a tendência de imitar suas ações, às vezes com pequenas diferenças, mas sempre com o mesmo objetivo. 

inveja

4. Críticas

Como necessitam sempre te superar, a opinião do círculo de amigos em comum é muito importante. Por esse motivo, podem aproveitar qualquer ocasião para prejudicar sua imagem com as outras pessoas. Geralmente, essa ação costuma ser um tiro no pé, tendo o resultado oposto ao que os invejosos planejaram.

inveja

5. Exagera nas próprias conquistas

Geralmente, a pessoa invejosa tem a necessidade de esfregar em sua cara as conquistas que ela obtem. Muitas vezes, não é nada comparado às suas, mas elas exigem de você e das pessoas em volta um reconhecimento exagerado. 

inveja

6. Comemora o seu fracasso

Quando você está em uma fase ruim, essa pessoa estará do seu lado. Ela pode até prometer que te ajudará, mas não o fará. Geralmente fica por perto, pois gosta de vê-lo “inferior”, aproveitando para te botar ainda mais para baixo, te desanimando e fazendo você achar que é impossível resolver seus problemas.

inveja

7. Desdém

A pessoa invejosa te desdenhará sem motivo aparente, não dando crédito para suas conquistas e apontando alguma característica ruim. 

inveja

***

Fique atento aos sinais e veja se alguma pessoa do seu círculo de amizades apresenta esses comportamentos. Especialistas dizem que a inveja não é uma doença, mas sim desvio de caráter. Além disso, fique atento também para nunca desenvolver esse sentimento negativo, pois ele acaba por ser muito prejudicial à saúde mental e emocional. 

Se você realmente não quiser ser invejoso, existem formas de treinar o seu cérebro para conseguir o que você realmente quer e se livrar da inveja. Pense positivo!

*Via assessoria

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: