Mais 10 acontecimentos que completam 50 anos em 2019

30/01/2019 às 05:002 min de leitura

Se mesmo depois de você ler a primeira parte desta matéria você ainda tiver dúvidas sobre a importância do ano de 1969 para a História recente, trazemos mais 10 motivos que fizeram desse um ano memorável. Confira:

1. Rebelião de Stonewall

Em 28 de junho de 1969, a polícia nova-iorquina invadiu o bar Stonewall Inn, dando início a uma série de motins em protesto. Eles culminaram na moderna face do movimento LGBTI+ nos Estados Unidos.

2. Festival Woodstock

Um festival de rock programado para receber 50 mil pessoas acababou atraindo mais de 400 mil pessoas para uma cidadezinha de meros 4,2 mil habitantes. O “showzinho” em Bethel se tornou o mais aclamado festival da história, resumindo a contracultura do final dos anos 60 e começo dos anos 70. Um marco, sem dúvidas!

3. O concerto dos Beatles no telhado

Depois de mais de 2 anos sem fazerem shows ao vivo, os Beatles simplesmente subiram no telhado da gravadora para um de seus shows mais icônicos. Era meio-dia de 30 de janeiro de 1969, e, sem aviso prévio, a banda fez um show que durou 42 minutos e mostrava algumas de suas novas canções. A galera que passava por ali foi ao delírio, até que a polícia foi chamada para acabar com a “importunação”.

4. Correios

Apesar de as trocas de cartas ocorrerem há muito tempo, foi apenas em março de 1969 que se estabeleu a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

5. “Perdidos na Noite”

Vencedor do Oscar de melhor filme em 1970, “Perdidos na Noite” foi lançado nos cinemas em junho do ano anterior. Até hoje, é o único longa proibido para maiores de 18 anos a vencer o prêmio máximo do cinema.

6. “País Tropical”

Se o Brasil pudesse escolher um “hino” popular, certamente a canção “País Tropical”, escrita por Jorge Ben e gravada por Wilson Simonal, estaria entre as preferidas. Lançada em agosto de 1969, ela foi o maior sucesso de Simonal e também estourou na voz de diversos cantores, como Gal Costa, Jorge Ben Jor, Daniela Mercury e muitos outros.

7. “O Padrinho”

O romance “O Padrinho”, de Mario Puzo, foi lançado nos Estados Unidos em 1969, mas só chegou ao nosso país 11 anos depois. O livro já foi chamado por aqui de “O Chefão”, até ficar estabelecido que seria “O Poderoso Chefão”, para acompanhar o sucesso do nome do filme.

8. Tic Tac

Você se lembra quando os Tic Tacs eram só nos sabores laranja e menta? Esses eram os mesmos desde o surgimento, nos Estados Unidos, dessas balinhas que possuem menos de 2 calorias por unidade. Hoje em dia, o Tic Tac é vendido em mais de 100 país.

9. Concorde

O avião supersônico, que começou a ser projetado nos anos 50, teve seu voo inaugural em 2 de março de 1969. Ele era tão rápido que diminuiu para apenas 3 horas viagens que durariam 8 horas!

10. “Véu de Noiva”

“Véu de Noiva”, a oitava telenovela das 20h da Rede Globo, ajudou a consolidar a emissora como a principal do país e foi o primeiro sucesso comercial do formato nesse horário. É um marco da Vênus Platinada e da autora Janete Clair. No elenco, nomes como Regina Duarte, Cláudio Marzo, Betty Faria, Cláudio Cavalcanti, Paulo José e muitos outros.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: