Você soube do restaurante subaquático que foi inaugurado na Noruega?

29/03/2019 às 08:002 min de leitura

O que você acharia da ideia de comer em um restaurante que fica submerso e conta com janelões para que os comensais possam desfrutar da paisagem marinha enquanto degustam suas refeições? Você acha que sentiria uma ligeira sensação de claustrofobia? O que nós aqui do Mega Curioso achamos é que a beleza e visual ímpar do local não deixariam espaço para outra emoção além do deslumbramento! Veja uma imagem:

(Reprodução / Bored Panda / Ivar Kvaal)

A foto acima mostra um dos ambientes de “Under”, um restaurante subaquático com capacidade para atender um total de 100 pessoas que foi recém-inaugurado na Noruega. O estabelecimento foi projetado por um escritório de arquitetura e design chamado Snøhetta – e, enquanto metade de sua estrutura fica completamente fora d’água, na praia, a outra fica apoiada no leito oceânico, no Mar do Norte.

Contrastes

Segundo os arquitetos que assinaram o projeto, a ideia por trás da estrutura é a desafiar o que determina a localização física de uma pessoa em seu ambiente. Ao ficar parcialmente exposto e metade mergulhado, quem visita o restaurante pode estar submerso, sobre o fundo do oceano e entre mar e terra-firme, inclusive tudo ao mesmo tempo, oferecendo aos visitantes diferentes perspectivas. Confira mais uma imagem:

(Reprodução / Bored Panda / Ivar Kvaal)

Under fica instalado no interior de uma grossa e reforçada “concha” de concreto e foi construído para suportar não só a violência do mar, como também as duras condições que a região onde ele se encontra pode oferecer devido às variações climáticas que as diferentes estações do ano proporcionam. Ademais, a estrutura foi pensada de forma a se converter em um recife de corais artificial para que, assim, ele possa servir de lar para uma variedade de criaturas marinhas e se integrar completamente ao ambiente com o passar do tempo.

O interessante é que, além de ser um luxuoso restaurante, a estrutura de concreto também servirá como um centro de pesquisas marinhas – a partir do qual equipes multidisciplinares de cientistas poderão realizar estudos sobre o ecossistema e a biodiversidade da região. Além disso, existem planos de se desenvolver uma ferramenta de machine learning no centro para a realização do monitoramento e observação das espécies de animais que habitam ou visitam regularmente o litoral da Noruega.

(Reprodução / Bored Panda / Ivar Kvaal)

Falando um pouco da decoração agora, ela contrasta bastante com o concreto usado no exterior do restaurante! O interior foi criado com uma mistura de elementos, como tecidos, madeira, painéis, cores e formas suaves que conferem ao ambiente serenidade e elegância, e boa parte da mobília foi criada a partir de materiais rústicos.

(Reprodução / Colossal)

Com relação ao cardápio, os ingredientes são obtidos localmente e de fornecedores focados na sustentabilidade, tanto no cultivo de produtos como na captura de animais. Quem está no comando da cozinha é o chef dinamarquês Nicolai Ellitsgaard, e ele conta com a ajuda de uma equipe de 16 cozinheiros com experiência em alguns dos mais aclamados restaurantes do mundo. Veja mais imagens a seguir:

(Reprodução / Bored Panda / Ivar Kvaal)

(Reprodução / Bored Panda / Inger Marie Grini)

(Reprodução / Bored Panda / Inger Marie Grini)

(Reprodução / Bored Panda / underlindesnes)

(Reprodução / Bored Panda / Ivar Kvaal)

(Reprodução / Bored Panda / underlindesnes)

(Reprodução / Bored Panda / Snøhetta)

(Reprodução / Bored Panda / Snøhetta)

(Reprodução / Bored Panda / Snøhetta)

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: