Conheça Mariana Alves, a jovem patinadora medalha de ouro no Sul-Americano

19/08/2019 às 12:003 min de leitura

A patinadora (e medalhista) Mariana Alves é uma menina catarinense de apenas 14 anos, filha de Nádia Teixeira Alves e Carlos Alberto Alves. Mari nasceu na cidade de Florianópolis, onde permanece morando com seus pais e, desde pequena, já demonstrava bastante força e determinação. Ela sempre foi muito comunicativa e simpática, o que chamava a atenção de seus vizinhos e conhecidos. Além de se destacar na patinação artística, a catarinense é modelo e tem um canal no YouTube. Mas, antes de qualquer coisa, precisamos começar pelo início.

A gravidez da Nádia correu muito bem, sem nenhuma complicação. Na primeira consulta com o pediatra, foram solicitados alguns exames para checar o cariótipo, com o objetivo de analisar a disposição dos cromossomos. A partir dos resultados, foi constatado que Mari tinha Síndrome de Down.

(Fonte: Instagram/Mariana Alves)

Pouco tempo depois, os médicos identificaram que ela possuía uma doença no coração que poderia estar associada a malformações. Para corrigir esse problema, Mariana teve que passar por uma cirurgia de Correção de Comunicação Interventricular (CIV) quando ainda muito nova. A operação correu bem e, ao completar 1 ano de idade, a catarinense já estava frequentando o Charlotte Núcleo de Yoga e Atividades Psicofísicas — uma escola de educação especial em Brusque, Santa Catarina.

Quatro anos e meio depois, seus pais a retiraram da escola com a recomendação de que Mariana fosse incentivada a praticar todo e qualquer tipo de esporte de que ela gostasse. Em sua fase de desbravamento, ela testou inúmeras possibilidades: balé, yoga, natação, judô, circo, vôlei e, por último, descobriu a patinação artística — que acabou se tornando, por fim, sua verdadeira paixão.

A patinadora Mari acompanhada de seu pai e sua irmã. (Fonte: Instagram/Mariana Alves) 

A patinação e Mari

Quando uma prima a convidou para assistir à sua apresentação de patinação artística, Mari se encantou. Não demorou muito, então, para que ela quisesse pôr os patins nos pés e testar a sensação de deslizar pela quadra — 1 ano após o convite, ela já estava fazendo sua primeira aula experimental. Com o passar do tempo, Mariana se desenvolvia rápido, de modo que os professores ficavam admirados com o seu talento e questionavam se ela já conhecia o esporte há mais tempo. Devido à sua facilidade de aprendizado, os professores a convidaram a participar de competições. 

A estreia oficial aconteceu na primeira etapa do Campeonato Catarinense, na qual ela ganhou medalha de ouro. Depois do sucesso, ela patinou também na primeira etapa do Campeonato Brasileiro e ficou em segundo lugar. Por fim, sua terceira experiência (e também a mais recente) aconteceu no Campeonato Sul-Americano na categoria especial, que proporcionou à menina de 14 anos mais um ouro para a sua coleção.

Medalha de ouro conquistada no Campeonato Sul-Americano. (Fonte: Instagram/Mariana Alves)

Como qualquer competidor, a catarinense fica nervosa antes de se apresentar. Mas, quando entra em quadra, ela desliza sobre os patins atraindo a torcida com seu carisma e simpatia. No campeonato Sul-Americano, diversas pessoas de outros países estavam presentes nas arquibancadas e, apesar de nunca terem visto Mari antes, vibravam pela atleta. Esse título foi conquistado em Joinville, Santa Catarina, e vale por 2 anos. 

A patinadora agora treina para suas próximas competições: em Curitiba, participará da segunda etapa do Brasileiro e em Itajaí, da fase final do Catarinense. Após isso, ela competirá na Copa Mercosul de Patinação Artística, que acontece em outubro no Rio Grande do Sul. E, para fechar com chave de ouro, Mari foi convidada para o Campeonato Argentino de Patinação Artística, em novembro.

A interação com o público

(Fonte: Instagram/Mariana Alves)

Apesar da agenda cheia e dos treinos intensos, Mari consegue encontrar tempo para dedicar-se aos seus seguidores no Instagram. Após o sucesso no esporte e devido à sua facilidade em lidar com o público e desenvoltura em frente às câmeras, surgiu a ideia de transformar seu perfil em algo mais profissional.

aMariana com seus pais (Fonte: Instagram/Mariana Alves)

Para tanto, sua mãe contratou uma assessora para gerenciar as atividades da filha no Instagram. Dessa forma, as três unem esforços para que os seguidores estejam sempre atualizados sobre seus planos e as competições. Eles não só admiram o talento da menina, como ainda se interessam por sua vida pessoal. Mari se dedica a responder todas as mensagens. Em seu perfil, ela tira dúvidas sobre o esporte e a Síndrome de Down, inspirando muitas pessoas com seu carisma e determinação, o que faz com que cada vez mais pessoas a conheçam.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: