Ovo feito à base de feijão ganha mercado e conquista consumidores nos EUA

21/08/2019 às 06:002 min de leitura

As opções de alimentos à base vegetal têm crescido vertiginosamente nos últimos anos e, com isso, vêm conquistando uma fatia considerável do mercado. Depois dos leites alternativos, das carnes vegetais e sintéticas, o mercado vegetariano ganhou um novo modelo: o ovo de feijão mungo. E ele tem demonstrado um desempenho e tanto.

Nos Estados Unidos é bastante comum que as pessoas optem pelos ovos in natura ou pelos ovos líquidos, embora essa seja uma categoria menor. E é nessa categoria que o ovo vegetariano está se tornando uma alternativa. Criado por uma empresa baseada no Vale do Silício — a JUST — o ovo líquido à base de planta tem conquistado um bom mercado. Segundo a empresa de pesquisa IR, de Chicago, o ovo de feijão mungo da JUST — o JUST Egg — tem pelo menos o segundo melhor desempenho da categoria.

Embora seja mais caro do que os concorrentes, o JUST Egg tem textura e sabor bem “convincentes”. De acordo com Josh Tetrick, fundador e CEO da JUST, a empresa vendeu o equivalente a 10 milhões de ovos desde o lançamento, em dezembro de 2017. E a expectativa de crescimento tem fundamento. O JUST Egg será vendido por um dos maiores varejistas dos Estados Unidos, a Kroger. Serão 2,1 mil lojas com o ovo vegetariano à venda.

Além disso, o restaurante canadense Tim Hortons estás servindo o ovo vegetariano em pelo menos 60 dos seus estabelecimentos. Em maio, a JUST lançou o produto na China e está disponível em diversas plataformas de comércio eletrônico e varejo em cidades como Pequim, Xangai e Guangzhou.

Como o ovo vegetariano é feito?

Desenvolvido desde 2011, o JUST Egg tem como base o feijão mungo, que é descascado e moído, para produzir uma farinha. Os cientistas então misturam a farinha com água e um agente de espuma para formar um slurry, que sofre ajustes de pH e extrações até isolar uma proteína “coalhada”, afirma a Food Navigator. Essa coalhada pode entrar em todos os produtos, incluindo o ovo vegetariano. A lista completa de ingredientes está disponível no site.

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: