O formato das coisas: descubra o porquê do design de objetos do cotidiano

23/08/2019 às 05:002 min de leitura

Não é comum sempre reparar os pequenos detalhes, afinal nos habituamos ao que está inserido em nossa rotina. Ficamos tão acostumados com os objetos e com a maneira como eles foram criados que sequer questionamos, por exemplo, por que moedas não são quadradas. Engana-se quem pensa, no entanto, que o design de determinadas coisas simplesmente não tem uma história interessante por trás.

Por que as televisões eram arredondadas?

(Fonte: Listverse/Reprodução)

Os primeiros televisores eram arredondados ou retangulares com bordas, pois tinham raios catódicos redondos — tal formato barateava sua produção. Posteriormente, surgiram versões retangulares, mas ainda com bordas redondas. Na época, moldar o vidro ainda era um desafio. As TVs só se tornaram totalmente retangulares quando as fábricas começaram a produzir telas em LCD e LED.

Por que foram criados os cubos de açúcar?

(Fonte: Listverse/Reprodução)

Até o final século XIX, o açúcar refinado era fabricado e comercializado em cones muito duros. Esse design, no entanto, tornava a hora do chá trabalhosa. Desde martelos a alicates, diversas invenções surgiram para partir o tal cone em pedaços. A situação ficou crítica em 1840, quando Juliana Rad sofreu um acidente: ela errou a mira e acabou cortando seu dedo. O infortúnio fez com que seu marido e dono de uma usina açucareira, Jakub Krystof, inventasse uma prensa para o açúcar que ficava — adivinhe! — em cubos.

Qual é o motivo do design das janelas de avião? 

(Fonte: Listverse/Reprodução)

As janelas quadradas foram inauguradas pelo jato britânico Havilland Comet na década de 1950. O sucesso, contudo, foi por água abaixo quando dois aviões com o mesmo design explodiram, matando 56 pessoas. Especialistas identificaram que os 4 cantos das janelas não suportavam a constante mudança de pressão da aeronave e, por isso, quebravam. Assim, elas foram substituídas por um formato oval e mais resistente.

Por que vilões têm rostos triangulares?

(Fonte: Listverse/Reprodução)

Não é uma coincidência que você considere a maioria dos vilões parecidos. Cartunistas e desenhistas em geral utilizam traços faciais mais “triangulares” para personagens malignos. O motivo é simples (e comprovado cientificamente): quando estamos bravos, nossas expressões faciais aproximam-se de formatos triangulares.  

Por que moedas são redondas?

(Fonte: Listverse/Reprodução)

As primeiras moedas eram feitas em diferentes formatos, como quadrados. Os gregos e os romanos fabricavam suas moedas com metais preciosos, e reza a lenda que, por esse motivo, as pessoas tentavam extrair alguma parte desses metais diminuindo os lados do dinheiro — o que era crime. Para evitar fraudes, adotou-se a forma redonda, que facilitava a identificação de possíveis “raspagens”.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: