Hoje em dia é muito comum que boa parte da sua rotina envolva a tela do computador, do smartphone ou do tablet. Seja para o trabalho, para os estudos ou para manter contato com a família e amigos, passamos cada vez mais tempo em frente às telas. E vamos ser honestos, nem sempre estamos realizando atividades importantes, às vezes podemos passar minutos ou horas rolando os feeds das redes sociais para passar o tempo.

Se você deseja quebrar esse ciclo de perder tempo em aplicativos que não estão te agregando em nada, tem um truque que pode te ajudar a diminuir seu tempo de tela: esvazie a tela inicial do seu smartphone. Muitas vezes a gente pega o celular da mesma forma que abrimos a porta da geladeira quando não estamos com fome, sem realmente ter um objetivo ou uma tarefa. Para que você não caia na armadilha de abrir aplicativos que não fazem nada além de consumir o seu tempo, retire os ícones da primeira tela.

Em quais aplicativos você passa mais tempo? (Fonte: Pexels)

Se você tem a mania de abrir o Instagram e passar horas olhando os stories dos seus amigos, por exemplo, arraste o aplicativo para a segunda ou terceira tela. Deixe na primeira tel apenas os aplicativos que você realmente precisa usar com frequência por algum motivo e deixe as redes sociais que te fazem perder tempo para as próximas telas.

Fugindo do perigo

A lógica por trás desse truque é simples. Se você não olhar o ícone desses aplicativos assim que desbloqueia a tela, há menos chances de abrí-los e, consequentemente, de passar mais tempo que o necessário neles. Alguns aplicativos mais importantes, com o de emails, o calendário, a câmera e as configurações do dispositivo podem permanecer na primeira tela, já que muitas vezes eles precisam ser acessados com agilidade. O restante pode ser arrastado para a segunda, terceira ou quarta tela.

Sabemos que o clique extra ou arrastar a tela mais uma vez não vai fazer você nunca mais acessar suas redes sociais, mas com certeza vai fazer você pensar duas vezes antes de abrir um aplicativo que só faz te perder tempo.