Saiba qual é a melhor posição para dormir segundo especialistas

09/10/2019 às 14:002 min de leitura

Todo mundo tem um “ritual” para dormir bem. Pode ser um banho relaxante imediatamente antes de deitar, um chá calmante, uma boa leitura ou momentos de meditação. Fato é que todos querem um bom sono, mas se você estiver dormindo na posição errada, nenhum desses rituais te fará ter uma boa noite.

Adormecer sem dificuldade, sem o famoso “vira pra cá e pra lá”, não te fará, necessariamente, ter uma boa noite de sono. Dormir na posição errada pode fazer com que, ao acordar, as dores no corpo sejam ainda maiores do que antes do sono. Mas há uma solução: segundo especialistas, para evitar dores nas costas, no pescoço e no corpo como um todo o ideal é dormir de lado.

Dormir de lado com um travesseiro embaixo da cabeça faz com que a coluna fique naturalmente alinhada e, com as costas retas, a pressão dos músculos alivia. Em outra posição, ao contrário, os músculos estariam se esforçando para apoiar o corpo durante uma noite inteira.

E o resultado de dormir em posições erradas com a cabeça muito alta ou com a coluna toda torta não é nada agradável: dores no pescoço, dores na região lombar, problemas no nervo ciático são condições geradas pelo mau posicionamento durante o sono.

Foto: Getty Images

Além de evitar dores, dormir de lado ainda alivia um problema bastante conhecido, a apneia do sono. O distúrbio, que é caracterizado pela interrupção da respiração e por ruídos, pode ser minimizado porque, ao dormir de lado, as vias áreas são mantidas abertas. Para as grávidas? Ideal! Dormir de lado tira a pressão da barriga e melhor ainda se dormir do lado esquerdo porque pode potencializar o fluxo de oxigênio para a placenta.

Para quem não está grávida, o lado esquerdo continua sendo o “melhor lado”. Ao dormir para a esquerda, a drenagem linfática do corpo é incentivada reduzindo os sintomas do refluxo ácido. Mas, dormir de lado, seja direita ou esquerda, tem muitos benefícios, como retardar o surgimento de doenças como Parkinson e Alzheimer.

Um bom travesseiro pode potencializar os benefícios da posição correta durante o sono. Para isso, os especialistas recomendam utilizar um travesseiro que possa elevar a cabeça no mesmo nível da coluna vertebral, ou seja, nem muito alto, nem muito baixo. O colchão também merece atenção, afinal, precisa ser firme para suportar o corpo. A última dica é: utilize travesseiros entre os joelhos e também no tronco, para aliviar a pressão das articulações.

Os rituais pessoais devem ser mantidos para relaxamento, mas dormir na posição correta pode aumentar a qualidade do sono e da sua saúde

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: