6 bases militares curiosas e estranhas espalhadas pelo mundo

22/10/2019 às 16:002 min de leitura

Ao redor do planeta podemos encontrar bases militares de todos os tipos. Algumas se tornaram estranhas e abandonadas com o tempo, enquanto que outras ficaram populares habitando o universo dos filmes, livros e games. Confira algumas delas!

1. Raven Rock Mountain Complex

Essa base militar americana trata-se, na verdade, de um bunker subterrâneo. Ela foi projetada para servir de centro de comando do país durante a Segunda Guerra Mundial. Situada na região de Blue Ride Summit, Pensilvania, a construção feita em uma montanha consegue suportar uma explosão nuclear.

Além disso, é autossuficiente com reservatórios de água, sistema sofisticado de ventilação e duas usinas de energia.

(Fonte: White House/Reprodução)

2. Olavsvern

Essa base norueguesa foi construída na época da Guerra Fria. Está localizada a 15 km da cidade de Tromso, ocupando um território que abrange 25 mil quilômetros quadrados. Após a queda da URSS, ela continuou em funcionamento até 2011. Posteriormente, foi comprada por milionário que a transformou em uma centro para abrigar navios que realizam investigações científicas para a Rússia.

(Fonte: The Barents Observer/ Reprodução)

3. Duga-3

A base militar Duga-3 é outro projeto da antiga União Soviética. Seu objetivo era detectar ataques de mísseis. Aliás, é exatamente por isso que ela é cercada por uma gigantesca e estranha estrutura de metal e antenas. Apesar de tudo, teve que ser abandonada após o acidente nuclear de Chernobyl.

(Fonte: Wikipedia Commons/Reprodução)

4. Montanhas Cheyenne

O Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte é abrigado na base militar do Complexo de Montanhas Cheyenne, Colorado (EUA). Ela rastreia os céus a procura de todo tipo de ameaça. Também resiste a explosões nucleares e é auto suficiente com sistema de refrigeração, suprimento de água, sistema de aquecimento e a própria usina de energia.

(Fonte: airway/Reprodução)

5. Base de Yulin

As informações sobre essa base militar chinesa surgiram por volta de 2008. Na época, os EUA até publicaram imagens feitas por satélite mostrando as dimensões das instalações. Segundo os levantamentos feitos pelo governo norte - americano, os chineses conseguiriam deslocar dessa base cerca de 20 submarinos, todos com mísseis balísticos de alcance intercontinental.

(Fonte: PressFrom/Reprodução)

6. NSA Utah Data Center

Em 2013, os EUA inauguraram o NSA Data Center, o maior centro de espionagem já construído entre suas bases militares. A instalação gigantesca abriga servidores que são usados para analisar e monitorar todo tipo de tráfego e dados da Internet. Estima-se que ela consiga guardar cinco zettabytes de dados — 1 zettabayte corresponde a um bilhão de terabytes.

(Fonte:Business Insider/Reprodução)

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: