6 vezes em que as datas das Olimpíadas foram alteradas

25/03/2020 às 08:492 min de leitura

Olimpíada de Tóquio 2020 foi adiada para 2021 devido à pandemia de coronavírus. Esta, porém, não foi a primeira vez na história que a data dos Jogos Olímpicos foi alterada pois em cinco outras ocasiões o evento mais importante do esporte também sofreu modificações por motivos externos — em três delas o evento foi cancelado e em duas vezes o local foi alterado.

Fonte: GettyimagesFonte: Gettyimages

1. Mudança de Chicago para Saint Louis em 1904

Os Jogos Olímpicos da era moderna foram inaugurados em Atenas, em 1896, por Pierre Coubertin e em sua terceira edição, a de 1904, já houve a primeira controvérsia. O evento foi agendado para acontecer em Chicago, mas o presidente dos Estados Unidos da época, Theodore Roosevelt, alterou o local para Saint Louis, mesmo lugar onde uma outra exposição já estava organizada.

Fonte: WikipediaFonte: Wikipedia

2. Mudança de Roma para Londres em 1908

Após essa mudança inesperada nos planos dos jogos dos Estados Unidos, a próxima edição também não correu como o esperado. Na ocasião, nos jogos de 1908, a erupção do Vesúvio alterou mais uma vez os planos do Comitê Olímpico. Com o acontecido, os Jogos foram alterados da cidade de Roma para a cidade de Londres, pois o governo italiano não tinha condições de receber o evento e ao mesmo tempo reconstruir a cidade de Nápoles, devastada pela erupção.

3. Cancelamento dos Jogos Olímpicos de Berlim em 1916

Três Olimpíadas foram afetadas pelas duas Guerras Mundiais que ocorreram durante o século XX. Na primeira delas, entre 1914 e 1918, Berlim havia sido o local escolhido para sediar a sexta edição dos Jogos Olímpicos em 1916, mas a eclosão da Primeira Guerra Mundial, com a Alemanha também entre os envolvidos, os Jogos foram cancelados.

Fonte: WikipediaFonte: Wikipedia

4. Cancelamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 1940

A Segunda Guerra Mundial, que ocorreu entre 1939 e 1945, também forçou o cancelamento dos Jogos de 1940 e os de 1944. O evento de 1940 estava marcado para acontecer em Tóquio, mas o Comitê Olímpico Internacional transferiu o evento para Helsinque, e com a invasão pela União Soviética ao país escandinavo, ocorreu o cancelamento dos Jogos.

5. Cancelamento dos Jogos Olímpicos de Londres em 1944

A Olimpíada de 1944, que seria realizada em Londres, também não aconteceu, sendo esta a última vez que a data do evento foi alterada antes do adiamento anunciado esta semana dos Jogos de Tóquio 2020. Após o fim das guerras, os Jogos passaram por graves crises, como os ataques terroristas em Munique em 1972 e em Atlanta em 1996, mas mesmo estes sérios problemas não foram capazes de causar a alteração das datas do evento esportivo.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: