A pandemia do novo coronavírus está obrigando pessoas pelo Brasil e pelo mundo a ficarem em isolamento social e em quarentena. Com boa parte da população brasileira vivendo apenas de comida caseira e sem a opção de sair jantar ou almoçar, os serviços de entrega de restaurantes estão ganhando um destaque e um aumento no uso. Com isso, vem a grande pergunta: é possível pegar o covid-19 pelo delivery de comida?

A princípio, ao que tudo indica, não está confirmado que o delivery de comidas possa servir como um vetor de transmissão para o vírus. Isso porque existem informações de que o novo coronavírus não é transmitido pela comida, porém as formas de contágio destacam que é importante redobrar a atenção e tomar medidas de cuidado na hora de receber o alimento.

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Formas de contágio do novo coronavírus

O Sars CoV-2, vírus causador da covid-19, é conhecido por ser extremamente contagioso e a doença gerada afeta o sistema respiratório. Dessa forma, as pessoas podem transmitir e pegar o novo coronavírus de forma direta com uma pessoa infectada, ou seja, por meio de gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro ou apertar as mãos de alguém e, após isso, tocar no rosto.

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Entretanto, além da forma direta, é possível pegar o coronavírus tocando nos olhos, na boca ou nariz após ter contato com superfícies e objetos contaminados. Portanto, se o entregador estiver com a covid-19 e expelir gotículas na superfície da embalagem, é possível que o cliente acabe contraindo a doença se não tomar os devidos cuidados.

Para evitar ao máximo o contágio por meio da entrega de comida, confira algumas dicas de como agir na hora de receber o pedido.

A maneira certa de agir com o delivery

A primeira coisa é não ter um contato físico direto como o entregador. Ele pode até não estar contaminado, porém ele pode ser um agente transmissor se tiver atendido alguma pessoa infectada durante o período. Pensando nisso, os aplicativos de delivery já estão disponibilizando a entrega sem contato, na qual o entregador deixa o alimento no chão e se distancia para o cliente buscar.

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Após pegar o pacote, é importante, ainda num ambiente arejado, deixar os pacotes no chão, tirar a comida da embalagem sem tocá-la com as mãos que seguraram o pacote, passar o alimento para um recipiente limpo e descontaminado e jogar a embalagem no lixo. Depois disso, é crucial passar álcool gel ou lavar as mãos por, pelo menos, 20 segundos antes de comer.