Dicas para usar a máscara sem embaçar as lentes do óculos

01/05/2020 às 09:003 min de leitura

Durante a pandemia do coronavírus, a Organização Mundial de Saúde (OMS) passou a indicar que todas as pessoas procurassem utilizar máscaras de pano ao frequentarem locais públicos (como meios de transporte e supermercados). Essa medida ajuda a prevenir a propagação do vírus, o que é muito importante para o controle da doença e para manter o bem-estar da população em geral.

Porém, para aqueles que usam óculos, isso pode ser um grande problema. Assim que a máscara de pano é colocada, as lentes tendem a embaçar, e aí fica bem difícil enxergar direito. Contudo, a engenhosidade humana nunca deixa de surpreender, e pessoas no Twitter começaram a dar dicas de como utilizar a máscara e ainda evitar este problema! Confira a seguir algumas fotos com soluções:

Adeptos do esparadrapo

Uma forma de evitar o incômodo embaçamento das lentes é o esparadrapo, ou micropore. O esquema é colocar bem na parte na qual a máscara fica na ponte do nariz, para que o ar suba, mas sem afetar as lentes!

Outro usuário do Twitter ofereceu uma ideia semelhante: ele colou o esparadrapo por toda a parte de cima da máscara, e pelo jeito, não embaçou mais!

Esta usuária mostrou na prática que a técnica realmente funciona, e ainda afirma que serve para evitar a necessidade de ficar arrumando a máscara, o que pode auxiliar na contaminação.

Na hora da necessidade, até a fita crepe serve!

Já esta moça testou com outro tipo de material colante e deu certo. A famosa fita crepe que todo mundo tem em casa pode ser uma boa alternativa para quem não tem esparadrapo ou micropore disponíveis.

Uma dica de profissionais: sabonete

Esta tática veio direto de dois cirurgiões no Reino Unido, que até escreveram um artigo nos Anais do Royal College of Surgeons of England em 2011 para explicar como os médicos evitam que seus óculos embacem durante cirurgias. A melhor parte? Tudo o que você precisa é de sabonete.

Antes de usar a máscara, lave as lentes do óculos com água e sabonete, sacudindo-o depois para retirar o excesso. Em seguida, deixe que sequem naturalmente, ou passe bem de leve um pano macio.

(Fonte: Pixabay/Reprodução)(Fonte: Pixabay/Reprodução)

Sheraz Shafi Malik e Shahbaz Shafi Malik, os médicos responsáveis pelo artigo, explicaram que a névoa ocorre quando o vapor da respiração se condensa na superfície mais fria da lente. Contudo, se os óculos forem lavados com sabonete, a lente será coberta por uma fina camada de surfactante - substância que reduz a tensão superficial da água. Isso vai impedir que o vapor de água condensado forme grandes gotas e embace as lentes.

E que tal... Cuspe?

(Fonte: Pixabay/Reprodução)(Fonte: Pixabay/Reprodução)

Por mais estranho que pareça, alguns nadadores chegam a esfregar um pouco de cuspe em seus óculos de proteção, pois a saliva ajuda a impedir a condensação adicional. Contudo, não está claro o quanto este método possa ser eficaz com o óculos de grau, e com certeza não é o mais agradável de todos...

E aí, gostaram das dicas? Tem alguma que vocês já utilizaram e não apareceu aqui? Contem para nós na sessão dos comentários!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: