Ar-condicionado ajuda ou atrapalha em relação ao coronavírus?

11/05/2020 às 13:302 min de leitura

Dois estudos chineses sugerem que o sistema de refrigeração de um restaurante de Guangzhou, a 965 quilômetros de Wuhan, na China, foi o responsável pela infecção de 10 pessoas, que pertencem a três famílias, em um único dia. As pessoas teriam contraído covid-19 a partir de um único indivíduo que já chegou ao restaurante infectado pelo novo coronavírus.

Um dos estudos foi realizado pelo Centro de Controle de Doenças de Guangzhou, e está previsto para ser publicado na revista Emerging Infectious Diseases, do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA), em julho. Os pesquisadores supõem que o vírus pode “pegar carona” nas correntes de ar dos sistemas de ventilação e se propagar, além do contágio que ocorre de pessoa para pessoa em curtas distâncias.

O outro estudo, realizado pela Universidade de Hong Kong, fez a simulação em computador da movimentação do ar no local, no dia do contágio. Os pesquisadores concluíram que a contaminação foi possível graças à ventilação inadequada, além da alta concentração de pessoas.

Ambos os estudos ainda serão revisados por outras esquipes de cientistas.

Simulação do fluxo de ar

De acordo com o estudo que simulou a movimentação de ar dentro do restaurante, as pessoas foram infectadas por estar na mesma direção do fluxo de ar do ar-condicionado responsável pela refrigeração daquela área específica. O local estava superlotado e os exaustores estavam desligados.

Fonte: Universidade de Hong Kong/DivulgaçãoFonte: Universidade de Hong Kong/Divulgação

Na imagem, a “nuvem” de gás representa o ar “preso” em umas das zonas de refrigeração da sala. O indivíduo doente está em azul e os outros infectados estão em vermelho.

Ar-condicionado não é sempre o vilão

Apesar das conclusões iniciais dos estudos chineses, alguns especialistas defendem que o ar-condicionado, quando usado corretamente, pode ajudar a sociedade contra a infecção, tanto pelo novo coronavírus quanto por outros micro-organismos. Isso é o que afirma o professor especialista em ar-condicionado, Antonio Luís de Campos Mariani, do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de São Paulo (USP).

Mariani explica que sistemas de refrigeração com manutenção em dia e que realizam a renovação do ar (troca de ar com o ambiente e o meio externo) são aliados contra o contágio.

Outros especialistas lembram sobre a importância da umidade do ar. Ambientes com a umidade correta fazem as gotículas expelidas durante a tosse e o espirro ficarem pesadas e cair no chão, facilitando a limpeza do ambiente.

Ar-condicionado ajuda ou atrapalha em relação ao coronavírus? via TecMundo

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: