Por que dar risada é tão gostoso?

14/07/2020 às 05:002 min de leitura

Dar risada é sempre um bom momento. Seja em uma boa conversa com amigos, ao ler uma piada, ao assistir uma comédia — a única certeza é: sentir-se bem! Mas por que dar risada é algo tão bom? 

Não se sabe ao certo o porquê que nós damos gargalhadas ou como elas são estimuladas. Entretanto, é certo elas estimulam inúmeras reações no corpo humano e é isso que você vai descobrir agora!

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

O inicio dos efeitos no corpo

Uma das primeiras áreas a serem afetadas é o córtex frontal, que é responsável pela tomada de decisão. Essa região percebe que algo contado foi engraçado e inicia uma sequência de reações no corpo humano. 

É então que a reação chega ao córtex motor, que controla os movimentos físicos. Isso gera a risada, as contrações do diafragma, batimentos na cabeça e, por fim, chega à substância cinzenta periaquedutal. Esta região do cérebro controla a vocalização da risada, ou seja, aquele barulho gostoso da alegria. 

A sequência de reações do corpo humano

O próximo passo é, então, comandar a amígdala, o tálamo e o hipotálamo, que são partes do sistema límbico de regulação da emoção. Neste momento, o sistema aciona o processo de endorfina e, dessa forma, dá a sensação de que a risada é algo muito bom. 

Os avisos do hipotálamo fazem com que a hipófise e as glândulas suprarrenais lancem uma "onda de calmaria", que afetam hormônios envolvidos no estresse, como o cortisol e a adrenalina, deixando a pessoa com um forte sentimento de relaxamento. 

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Na sequência, acontecem liberações extras de endorfina e um relaxamento dos vasos sanguíneos. Esses processos geram uma enorme sensação de alegria e, por conta do efeito nos vasos sangúineos, a pessoa tende a sentir uma enorme paz. 

Sinais externos do corpo

Sabem aquele sorriso incontrolável que fica na nossa cara? Ele é controlado pelo músculo principal zigomático presente nas bochechas, que faz com que os lábios se enrolem e os olhos se estreitem. Isso sinaliza para as pessoas o sentimento de alegria dentro de você.

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

As risadas vindas de causas boas normalmente tem uma sonoridade diferente e passam para a outra pessoa uma sensação positiva, que faz apresenta não ter problema ela rir junto contigo. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: