Por que a gente acorda logo antes de o despertador tocar?

23/08/2020 às 05:002 min de leitura

Acordar cedo pode ser uma tarefa árdua para muita gente, por isso, poucas coisas são mais irritantes do que despertar um pouquinho antes do alarme. Já se perguntou por que isso acontece? Tudo tem a ver com o seu ritmo circadiano – o tal relógio biológico –, que regula sua vida sem você nem sequer perceber.

Funções vitais como pressão sanguínea, temperatura do corpo e noção de tempo são controlados pelo ritmo circadiano. Alguns fatores externos podem contribuir para seu funcionamento: quando anoitece, por exemplo, seus olhos enviam sinais para o hipotálamo, no cérebro, indicando que a hora de dormir está se aproximando. O corpo reage liberando melatonina, para te deixar um pouco mais cansado.

Vale lembrar que este ciclo segue seu próprio ritmo: se você é uma pessoa noturna, ele irá se adaptar para lançar os sinais no seu horário. E ele funciona mais regulado quando a pessoa possui uma rotina mais estabelecida. O sono também é definido pela proteína PER, cujo nível aumenta e diminui ao longo do dia. À noite, com menor quantidade dela, seu corpo começa a ficar sonolento. Além disso, um relógio biológico bem regulado pode evitar a obesidade.

Um ciclo circadiano regulado é benéfico para a saúde. (Fonte: Pixabay)Um ciclo circadiano regulado é benéfico para a saúde. (Fonte: Pixabay)

Assim, quando um indivíduo possui horários mais estabelecidos de sono, o corpo começa a entender o horário certo de deixar a proteína PER em níveis mais altos. Isso acontece normalmente cerca de uma hora antes do despertar, para ajudar a você ter um dia mais tranquilo. Nesse tempo, os níveis de cortisol, o hormônio que ajuda a lidar com o estresse, e a pressão sanguínea também começam a entrar em ritmo de novo dia.

E outro detalhe: seu corpo detesta o alarme. Não é algo só psicológico, não. Seu organismo quer ter todo o trabalhado de deixar você descansado e despertar no melhor horário. Assim, um despertador pode interromper uma função que estava sendo executada naquele momento – e isso pode te deixar com um mau humor daqueles.

Por isso, muitas vezes acordamos um pouco antes. Isso pode incomodar quem gostaria de ter cinco minutinhos a mais de sono, mas seu corpo sabe o que é melhor para você. Assim, ligar o botão de soneca pode fazer com que todo o trabalho seja perdido: seu corpo vai começar a liberar hormônios para adormecer ao mesmo tempo em que está soltando aqueles que te fazem acordar.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: