Como é o processo de nomeação ao Prêmio Nobel da Paz?

11/09/2020 às 03:002 min de leitura

O Prêmio Nobel é a maior honraria intelectual do mundo. Este conjunto de prêmios homenageia os trabalhos mundiais mais relevantes na Física, Literatura, Química, Medicina, Economia e Paz.

Esta última categoria é uma das que mais chamam a atenção e despertam a curiosidade. Desde 1901, foram mais de 100 pessoas homenageadas com esse prêmio, incluindo nomes como Madre Teresa de Calcutá, Martin Luther King Jr., Nelson Mandela e Malala Yousafzai.

A pessoa que vence essa categoria é agraciada com uma medalha, o título do Prêmio Nobel da Paz, um diploma pessoal e o equivalente a US$ 1,2 milhão (o que seria algo em torno de R$ 6,5 milhões). Nada mal, não é?

Como os nomes são indicados ao prêmio

Cerimônia do Prêmio Nobel em 2010. (Fonte: Wikimedia Commons)
Cerimônia do Prêmio Nobel em 2010. (Fonte: Wikimedia Commons)

De acordo com o site do Prêmio Nobel, as indicações vêm de um grupo selecionado de pessoas, incluindo membros de governos nacionais, membros da Corte Permanente de Arbitragem e da Corte Internacional de Justiça de Haia, além de professores universitários e ex-ganhadores da categoria. 

Para indicar um nome, a pessoa que se encaixar nos pré-requisitos, como os citados acima, precisa preencher um formulário com informações pessoais básicas no site do Prêmio Nobel. A página também tem a lista completa das categorias contempladas que podem receber uma indicação. 

Feito isso, um e-mail será enviado contendo as instruções de como submeter a nomeação. As regras são claras: não pode nomear a si mesmo, nem fazer campanha para alguém ganhar.

Como os vencedores são escolhidos

Malala Yousafzai na cerimônia do Nobel da Paz em 2014. (Fonte: Wikimedia Commons)
Malala Yousafzai na cerimônia do Nobel da Paz em 2014. (Fonte: Wikimedia Commons)

O Comitê Norueguês do Nobel cria uma lista com 20 a 30 candidatos e a repassa aos conselheiros do Instituto Nobel, que produzem relatórios sobre cada pessoa. 

O nome vencedor é escolhido no início de outubro, após análises e discussões sobre os relatórios. O voto é decidido pela maioria, embora sempre haja uma tentativa de obter consenso. 

Uma curiosidade é que o público nunca fica sabendo quem está na lista dos indicados. Como os registros são mantidos em segredo por até 50 anos, não há a frustração de saber que foi nomeado e rejeitado.  

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: