Chame os bombeiros! Por que alguns 'puns' são capazes de pegar fogo?

31/03/2015 às 06:082 min de leitura

Você já deve ter visto em filmes ou mesmo em vídeos na internet alguns indivíduos fazendo uma brincadeira que poderíamos chamar de “pum explosivo”. A pessoa deita de frente, mira um isqueiro perto do ânus e manda ver nos gases. Alguns pegam fogo de forma mais expansiva e outros nem tanto.

A questão é que alguns aventureiros também querem imitar as cenas vistas por aí, mas acabam não conseguindo. Ou seja, alguns gases humanos são realmente inflamáveis e outros não. Mas por que isso acontece?

Ao contrário do que você pode pensar, os gases gerados pelas bactérias nos intestinos humanos raramente apresentam metano em seu conteúdo. Alguns pouquíssimos tipos de bactérias que vivem em uma determinada porcentagem da população até produzem um pouco, mas o número está longe de ser maioria.

No caso das vacas, esse gás está presente em seus intestinos, sendo inflamável e até prejudicial ao meio ambiente. Mas esse não é o nosso caso. Então, não é ele que pega fogo quando a tal brincadeira é realizada na maioria das vezes pelas pessoas.

De acordo com um artigo de Esther Inglis-Arkell, do iO9, o que realmente causa a reação depende de muitos fatores, incluindo, é claro, a alimentação. Ovos, couve-flor e as carnes são alimentos geralmente mais ricos em enxofre e assim adicionam um pouco de sulfeto de hidrogênio no “produto final”, o que pode dar aquela turbinada para a capacidade inflamável.

No restante dos fatores, o maior componente dos gases é o nitrogênio, que já é uma boa parte da atmosfera e por isso não incendeia tudo. Então, o que resta para ser o fator mais inflamável do “pum explosivo” é o hidrogênio do sulfeto que é liberado. Dessa forma, ocasionalmente, se a pessoa faz parte daquela pequena porcentagem que tem algumas bactérias que produzem metano, esse gás vai reagir com o hidrogênio.

Porém, geralmente, quem vai fazer a experiência também dá aquela caprichada nos alimentos ricos em enxofre.  Ainda assim, não é sempre que funciona. Quando dá certo, o fogo pode causar queimaduras no ânus ou até ser tão inflamável que pode subir no trato intestinal. Então, é preciso cuidado. Aliás, o melhor é nem fazer esse tipo de brincadeira, não é mesmo?

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: