Telescópio Hubble descobre uma nova lua em nosso sistema solar

12/07/2012 às 04:411 min de leitura

Imagem do telescópio mostra a nova lua (marcada com um círculo verde) de Plutão (Fonte da imagem: Reprodução/NASA)

No dia 7 de julho, o telescópio espacial Hubble registrou o que seria o mais novo satélite do nosso sistema solar. Segundo o que foi noticiado pela NASA, uma equipe de astrônomos encontrou uma quinta lua orbitando Plutão. O satélite, denominado de P5, estaria em uma órbita de cerca de 100 mil quilômetros de diâmetro do planeta-anão.

Ainda de acordo com o anúncio, a equipe responsável por encontrar a nova lua do nosso sistema estaria intrigada de como um planeta tão pequeno pode ter uma coleção tão complexa de satélites. Além disso, a descoberta fornece pistas adicionais para os estudiosos descobrirem como o sistema de Plutão se formou e evoluiu.

Entre as teorias mais aceitas está o fato de que todas as luas do planeta-anão seriam resquícios de uma colisão entre Plutão e outro grande objeto do Cinturão de Kuiper bilhões de anos atrás.

As observações quanto ao novo satélite também irão ajudar os cientistas no planejamento para um sobrevoo pela sonda New Horizons da NASA no planeta-anão — evento que está previsto para julho de 2015.

Fonte: NASA