É algo muito raro testemunhar e registrar a queda de um meteorito, já que nem sempre há pessoas para filmar ou presenciar esses acontecimentos – sorte que grande parte dos russos utiliza câmeras nos carros, assim todos pudemos observar o impacto do Cheylabinks (nome que foi dado ao corpo celeste).

Suspeita-se que mais de 38 mil meteoritos já desembarcaram no nosso planeta nos últimos 4.500 anos, porém somente cerca de mil deles foram observados. A Terra é mais bombardeada por esses corpos celestes do que muitos imaginam, por isso o designer Carlo Zapponi criou uma linha de tempo com todos os meteoritos que já foram registrados.

Essa linha do tempo interativa possui inúmeras informações, como os nomes dos meteoritos, localizações, tamanhos, pesos, entre outros. Através de uma pequena animação, é permitido ver quantos desses elementos já caíram na superfície da Terra; outros links redirecionam as pessoas para páginas com maiores informações sobre esses corpos.

Fonte da imagem: Reprodução/Bolides

O nome desse gráfico/linha do tempo é Bolides (nome de um tipo de meteorito brilhante), e ele foi feito em conjunto com a Sociedade Internacional de Meteorítica e de Ciência Planetária. Alguns pesquisadores estão utilizando equipamentos para detectar a queda de meteoritos com maior facilidade, porém presenciar um desses acontecimentos ainda é algo extremamente raro.