Urina dos astronautas poderá ser usada para gerar energia para espaçonaves

11/04/2014 às 11:411 min de leitura

Já não é mais novidade que os astronautas em missão bebem a própria urina – depois de ter sido devidamente tratada e filtrada –, mas graças a uma nova tecnologia, os cientistas encontraram uma maneira de tirar ainda mais proveito das substâncias que o corpo humano produz naturalmente. A partir de agora, os moradores da Estação Espacial Internacional poderão usar sua urina para hidratar o corpo e também para garantir que as espaçonaves funcionem adequadamente.

A nova descoberta é importante para potencializar o reaproveitamento dos dejetos, afinal, os especialistas sabem que metade dos resíduos totais de uma missão espacial de longa duração vem do corpo humano e é extremamente caro mandar água da Terra para o espaço. Esses dois motivos fazem com que a reciclagem dos dejetos humanos seja fundamental.

Exemplo dos destiladores de urinas que vinham sendo usados pela NASA até então. Fonte da imagem: Reprodução/Universe Today

Então, a NASA trocou os destiladores grandes e ultrapassados que estavam sendo usados anteriormente e por um sistema de tratamento que funciona a partir de um processo de osmose. A parte do sistema que transforma urina em água já é conhecida, então a grande inovação desse método está na possibilidade de converter a ureia extraída da urina em amônia através de um biorreator. Após essa etapa, a amônia pode ser combinada com células de combustíveis e convertida em energia.

A boa notícia é que os astronautas não serão os únicos a aproveitar os benefícios do UBE (do inglês Urea Bioreactor Electrochemical). De acordo com a NASA, “os resultados mostraram que o sistema UBE poderia ser usado no tratamento de qualquer sistema de descarte de água que contenha ureia e/ou amônia”.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: