18 curiosidades que você provavelmente não sabe sobre a missão Apollo 11

03/08/2015 às 09:434 min de leitura

Em 20 de julho de 1969, Neil Armstrong e Edwin “Buzz” Aldrin representavam a humanidade em uma ação histórica: pela primeira vez, o homem pisava à Lua. Na época, o mundo inteiro parou pra assistir o momento em que os dois astronautas desceram da nave Apollo 11 para conquistar de vez o nosso satélite natural (veja o vídeo no topo da matéria).

Os quase 400 mil quilômetros que separam a Terra da Lua não foram problema para os astronautas. A viagem de ida durou pouco mais de três dias e, desde então, muito se fala sobre a missão, entre curiosidades sobre a passagem dos astronautas até as famigeradas teorias da conspiração.

Aqui no Mega Curioso você já viu muitas curiosidades sobre a viagem Apollo 11 e as missões lunares posteriores, como alguns objetos intrigantes levados para o satélite, o destino das bandeiras que foram deixadas por lá e até a recuperação de um dos motores da primeira nave a posar na lua, achado no meio do Oceano Atlântico, no ano passado. Agora ainda sobre a missão, com 46 anos recém completados, o site All That Is Interesting listou 18 fatos que provavelmente a maioria das pessoas não sabia sobre a visita de Armstrong e Aldrin à Lua. Confira:

1- Buzz Aldrin, muito religioso, entre outras coisas que fez na Lua, leu uma passagem bíblica do livro de João e tomou a comunhão uma hóstia e um cálice de vinho de sua igreja.

2- Aldrin estava querendo ser o primeiro a fazer muitas coisas na Lua. Pois bem, ele foi o primeiro homem a urinar na Lua. O conteúdo foi guardado para ser descartado posteriormente.

Buzz Aldrin a bordo da Apollo11

3- O módulo lunar da Apollo 11 foi pousado manualmente. A medida precisou ser tomada porque o território onde a nave seria estacionada se demonstrou mais rochoso do que se esperava. O responsável por “encostar” na Lua em segurança foi Neil Armstrong.

4- O terceiro astronauta da missão, Michael Collins, que ficou na nave na órbita da Lua enquanto os companheiros exploravam o astro, foi o autor do símbolo da missão. O emblema continha uma águia carregando um ramo de oliva nas garras.

Controladores de voo comemoram o sucesso da missão Apollo 11 na Sala de Controle de Operações da Nasa. Ao fundo, o símbolo criado por Michael Collins

5- No retorno à Terra, o trio de astronautas da missão Apollo 11 foi colocado em quarentena. A medida foi tomada por questões de segurança e levou três semanas.

O trio de astronautas (da esq. p/ dir.) Michael Collins, Edwin Buzz Aldrin e Neil Armstrong relaxam na quarentena após sucesso da missão Apollo 11

6- A missão Apollo 11 foi a primeira que alcançou o objetivo de pousar na Lua, mas foi apenas a quinta missão tripulada do programa Apollo.

7- Neil Armstrong e Edwin Aldrin passaram, ao todo, um período de 21 horas na Lua.

Buzz Aldrin em sua visita à Lua

8- O programa Apollo contou com aproximadamente 400 mil profissionais entre engenheiros, técnicos e cientistas.

9- Os três astronautas tripulantes da Apollo 11 autografaram centenas de cartões com suas imagens para serem leiloados. Essa ação foi tomada para subsidiar a família de Neil Armstrong, caso algum imprevisto ocorresse, ou algo saísse errado durante a missão. Ele não tinha condições de pagar por um seguro de vida para astronautas.

O trio de astronautas Armstrong, Collins e Aldrin em retrato assinado pelos 3

10- Por pouco, a missão não precisou ser abortada. Quando Amstrong e Aldrin posaram na Lua a bordo do módulo espacial lunar, havia menos de um minuto de combustível restante no tanque. Se tivessem demorado mais um pouco, o objetivo de pousar na superfície lunar seria cancelado.

A equipe da Apollo 11 caiu no mar em seu retorno à Terra e foi resgatada por homens em trajes isolantes biológicos a fim de evitar qualquer risco de possível contaminação a partir do contato com os astronautas

11- O acontecimento teve uma audiência a altura de sua dimensão histórica: estima-se que cerca de 600 milhões de pessoas assistiram a Apollo 11 pousar na Lua, ao vivo, pela televisão.

12- Os “quase” problemas não aconteceram apenas na chegada da Apollo 11 à Lua. Quando foram decolar para sair do satélite, Edwin Aldrin precisou ter uma ideia inusitada que evitou o fracasso da missão inteira. Ele usou uma caneta com ponta de feltro para ativar um disjuntor quebrado que era essencial para que os astronautas conseguissem partir da Lua.

O módulo Eagle em deslocamento para a Lua

13- O módulo de comando da nave Apollo 11 era chamado de Columbia. Este item foi o responsável por abrigar a equipe de astronautas e carregar os suprimentos durante a missão.

14- Já o módulo lunar levava o nome de Eagle (águia). A escolha foi baseada no pássaro símbolo dos Estados Unidos.

15- “Aqui, homens do Planeta Terra colocaram os pés pela primeira vez na Lua. Julho de 1969, A.D. Por toda a humanidade, nós viemos em paz”. Esta era a frase presente em uma placa deixada na lua junto com a bandeira dos Estados Unidos e mais de 100 outros objetos.

O famoso retrato da pegada na Lua, símbolo da primeira vez em que o homem pôs os pés no satélite

16- Havia um discurso alternativo preparado pelo presidente Richard Nixon para o caso de falha na missão Apollo 11.

17- Michael Collins resolveu deixar a carreira como astronauta assim que retornou da missão na Lua. O tripulante da Apollo 11 passou a tentar a vida no mundo dos negócios.

Presidente Nixon saúda os, ainda em quarentena pós-retorno, astronautas pelo sucesso na missão Apollo 11

18- O cheiro na Lua lembra “cinzas molhadas em uma lareira”, segundo Aldrin e Armstrong. A descrição causa estranheza, pois qualquer cheiro no espaço é apenas aparente, já que nunca poderá ser sentido diretamente.

Se você fosse o escolhido para tripular uma nova missão à Lua, o que você levaria para lá? Comente no Fórum do Mega Curioso

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: