Astronautas da ISS comem pela primeira vez vegetais cultivados no espaço

15/08/2015 às 09:291 min de leitura

O homem sempre sonhou em viajar para fora da Terra e singrar os confins do universo, mas dificilmente seria capaz de ir muito longe sem comida. Por isso, os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) vêm cultivando desde o ano passado alguns vegetais no espaço.

Utilizando um equipamento batizado de Veggie, eles são capazes de germinar as plantas em “travesseiros” de cultivo, em que nutrem as mudas com um sistema controlado de irrigação e que utiliza lâmpadas de LED para simular a incidência de luz solar sobre elas. Os primeiros alimentos cultivados por esse sistema foram plantados em maio de 2014, cultivado por 33 dias e então colhidos, congelados e mandados de volta para a Terra para serem estudados.

Em julho do ano passado uma nova leva de vegetais passou pelo mesmo processo, sendo que as sementes permaneceram por 15 meses na ISS antes de serem germinadas. A colheita atual, de alface romana vermelha, foi dividida em duas partes, sendo que metade vai ser novamente mandada de volta para o planeta, para que seja analisada minuciosamente, e a outra metade está no cardápio dos tripulantes atuais da estação orbital desde segunda-feira (10).

Para minimizar os riscos de contaminação, as folhas que foram cultivadas no espaço primeiro são limpas com lenços de higienização cobertos com ácido cítrico, que são seguros para alimentação. O feito também serve como preparação para a missão que pretende enviar seres humanos a Marte em 2030. Abaixo você confere a primeira degustação espacial de alface da história. Vamos torcer para que até lá já tenham descoberto como “cultivar” carne no espaço.

Quais alimentos cultivados no espaço você gostaria de experimentar? Comente no Fórum do Mega Curioso

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: