Conheça 5 espécies de árvores que são incríveis

27/04/2013 às 05:122 min de leitura

Como você já deve ter aprendido na escola, há diversas espécies de plantas no mundo todo — e é lógico que isso inclui as árvores. No entanto, o que muita gente não sabe é que algumas dessas formas de vida são realmente incríveis, mostrando características bem diferenciadas e histórias muito bacanas.

Pensando nisso, o pessoal do site Stumbleupon montou uma lista composta por árvores notáveis e que merecem ser conhecidas pela maior quantidade de gente possível. Você vai encontrar plantas que são coloridas, algumas que podem abrigar uma pessoa dentro do tronco e outras que conseguem se desenvolver de maneira bem diferenciada.

1. Cheias de cores

Fonte da imagem: Reprodução/Stumbleupon

A espécie de árvore que você pode ver na fotografia acima é comumente conhecida como eucalipto-arco-íris. Como o nome indica, são eucaliptos que, uma vez por ano, renovam a casca dos seus troncos, deixando-a colorida. No começo o pigmento predominante é o verde, sendo que com o passar do tempo o roxo, azul e laranja também vão aparecendo.

2. Um organismo gigante

Fonte da imagem: Reprodução/Stumbleupon

Em um primeiro momento, os Alámos de folhagem amarela não parecem ser especiais — a não ser pela coloração evidente das suas folhas. No entanto, por baixo da terra, todas essas árvores entrelaçam as suas raízes e formam um organismo único e enorme. Por conta disso, o pessoal do parque em que elas vivem estima que essa “sociedade” já tenha 80 mil anos. Legal, não é?

3. As insistentes

Fonte da imagem: Reprodução/Stumbleupon

A espécie acima é conhecida como Tetrameles nudifloras e é encontrada no sul da Ásia e da Oceania. Além de serem árvores enormes e robustas, elas vão crescendo por cima do que estiver no seu caminho, o que inclui as ruínas de templos históricos do Camboja — as suas raízes são extremamente fortes, o que dificultada a retirada das plantas.

4. Ao sabor do vento

Fonte da imagem: Reprodução/Stumbleupon

Em alguns locais da América Central e do Sul, há ventos especialmente fortes em regiões ao nível do mar. Por conta disso, as árvores Divi Divi acabam crescendo de uma maneira torta. No entanto, o seu desenvolvimento tem uma lógica, já que seus galhos sempre se desenvolvem no sentido para qual o vento se direciona.

5. Antigas prisões

Fonte da imagem: Reprodução/Stumbleupon

A árvore Boab, como você pode conferir acima, conta com um tronco bastante largo e oco, podendo abrigar uma pessoa — ou várias, dependendo da planta. Antigamente, os australianos utilizavam essa espécie como prisão, abrigando os detentos que ainda estavam esperando pela decisão da sua pena.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: