Bolas de neve com formas estranhas invadem os Estados Unidos

31/01/2014 às 06:142 min de leitura

Uma estranha e rara maravilha de inverno apareceu de uma noite para outra nas regiões ao leste dos Estados Unidos, que foram varridas por vendavais. Esses locais amanheceram com trechos de neve esculpidos em formas bastante exóticas para formações naturais, como rosquinhas e tubos ocos.

Conhecidas como roladores de neve, essas delicadas formações são extremamente leves e costumam se desmanchar com um simples toque – embora algumas sejam firmes o suficiente pra que as pessoas brinquem com elas. O fenômeno se propagou até redes sociais como Twitter e Facebook, nas quais os moradores dos estados norte-americanos de Ohio, Illinois e Pennsylvania postaram imagens com seus jardins pontilhados com as estranhas bolotas.

Fonte da imagem: Reprodução/LiveScience

De acordo com o Serviço de Clima Nacional (NWS, na sigla em inglês), tudo o que os roladores de neve precisam para acontecer é a combinação ideal de luz, neve grudenta, ventos fortes (mas não fortes demais) e temperaturas frias. Assim como as bolas de neve dos desenhos animados que vão crescendo enquanto correm colina abaixo, os tubos crescem camada por camada enquanto vão sendo empurrados pelos vendavais.

Tempos estranhos

Embora fizesse cerca de 10 anos desde a última vez que o fenômeno foi avistado em Pennsylvania, houveram registros deles em Spokane, no estado de Washington, em 2009. O acontecimento é apenas mais um na série de eventos estranhos de inverno deste mês e que vêm ocorrendo por todos os Estados Unidos e pelo Canadá.

O vórtice polar que passou pelos países fez com que as temperaturas caíssem brutalmente, acelerando o surgimento da “colheita” anual de esferas gigantes de gelo do lago Michigan, que são formadas quando a água congelante é virada pelas ondas. A costa do lago superior também congelou, permitindo que escaladores fossem até as frias cavernas marinhas perto as Apostle Islands, em Wisconsin.

Fonte da imagem: Reprodução/Listverse

Em Ontário, no Canadá, o vórtice polar fez com que o ar frio rapidamente congelasse a água dentro do solo, fazendo com que o gelo se expandisse e desse origem a tremores e fissuras geladas. E você reclamando do calor!

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: