Por que a neve é branca se os seus flocos são transparentes?

02/03/2019 às 11:302 min de leitura

Você já parou para pensar por que a neve é branca se os seus flocos são transparentes? Como isso acontece? Bem, na verdade, tudo é uma questão de luz e visão. De acordo com o artigo de Sarah Stone, do Today I Found Out, primeiro é necessário compreender o que acontece quando enxergamos certas cores.

Por exemplo, a luz visível do Sol ou de outra fonte incide em uma variedade de comprimentos de ondas que os olhos humanos interpretam como as cores. Dessa forma, quando a luz interage com um objeto, os comprimentos de onda que este reflete ou absorve determina a cor que os nossos olhos são capazes de perceber.

Então, explicando um pouco do caso da neve, quando um objeto reflete todos os comprimentos de onda da luz do Sol (ou outra fonte) que estão no espectro visível, ele parece branco. Assim como um caminhão de bombeiros, em que vemos apenas o vermelho. Isso acontece porque a pintura reflete de volta certos comprimentos de onda na região vermelha do espectro visível, enquanto absorve o resto.

Água, flocos e neve

Seguindo esse processo, podemos ver como acontece o efeito de enxergarmos a neve branca em vez de transparente. A água pura é bastante clara, ou seja, os comprimentos de onda de luz mais ou menos passam através dela e não são refletidos de volta para seus olhos.

Os floquinhos individuais são mais transparentes, mas um amontoado já mostra o tom esbranquiçado, pois toda a luz é refletida de volta para os nossos olhos. É importante ressaltar que vemos branco principalmente quando há uma concentração maior dos flocos de neve.

O segredo desse efeito é a maneira como a luz interage com a massa de flocos de formatos complexos e de ar conhecido como a neve. Assim como acontece com a água, a luz é desviada quando incide em um cubo de gelo, fazendo com que ele pareça turvo, mesmo quando feito de água limpa.

Desvios de luz

Da mesma forma, quando a luz incide sobre os minúsculos flocos de neve (ou cristais de gelo, que compõem um monte de neve), ela também é um pouco desviada como acontece com o cubo de gelo, embora não tão uniformemente devido a formas variadas e complexas dos flocos.

Assim, quando um destes minúsculos cristais de gelo desvia a luz, o raio luminoso encontra outros cristais de gelo no monte de flocos de neve que também desviam luz e assim consequentemente. O processo continua até que a luz é refletida de volta para fora do amontoado de neve, em vez de passar diretamente por ele para o chão.

Vale destacar que alguns comprimentos de onda da luz são absorvidos na neve, ainda mais quando existem impurezas, como terra ou sujeira urbana. Porém, com a neve fresca e pura, a maioria das ondas de luz é refletida, deixando tudo branquinho.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: