Como a maior parte da população mundial mora relativamente longe de regiões costeiras, é fácil nos esquecermos que 70% de toda a superfície de nosso planeta é composta por água dos oceanos e mares. Nosso contato mais comum com essa vastidão toda são as praias, onde costumamos nadar um pouco, pegar um bronzeado e então voltar para casa.

Mas alguma vez você já parou para observar o incrível espetáculo formado pela arrebentação das ondas na areia ou nas rochas da praia? A ideia pode nunca ter lhe ocorrido, mas por sorte já surgiu na mente de várias pessoas pelo mundo, e inspirado no trabalho dos fotógrafos  Warren Keelan e Ray Collins, o site Bored Panda fez uma seleção com alguns dos mais belos registros de ondas que este que vos escreve já teve a felicidade de admirar.

Segundo a Física, as ondas marítimas são perturbações geradas na superfície da água pela transferência de energia do vento quando ele exerce uma força resultante das diferenças de pressão provocadas por flutuações na velocidade do vento próximo à interface ar-mar. No entanto, elas podem significar muito mais do que isso, dependendo de como olhamos para elas.

Para um surfista, elas são um chamado; para o capitão de um barco pesqueiro, podem ser um alerta; para moradores de regiões costeiras, são música de fundo; para os desafortunados, podem ser uma sentença de morte.  As ondas são prova de que a natureza pode ser gentil em um momento e furiosa no outro, ou as duas coisas ao mesmo tempo em alguns casos. Independente disso, elas são realmente obras de arte, ainda que efêmeras, e vale a pena tirar alguns minutos do seu dia para apreciá-las.