Veja uma enorme ponte de gelo desabar na Argentina [vídeo]

31/03/2016 às 10:132 min de leitura

O vídeo a que você está prestes a assistir foi registrado no início do mês de março e mostra uma enorme ponte de gelo desabando no Lago Argentino — o maior lago da Argentina, localizado no famoso Glaciar Perito Moreno, na Patagônia. O dramático evento foi testemunhado por milhares de turistas e residentes e, por sorte, alguém filmou a cena para todo mundo ver. Acompanhe o espetacular colapso a seguir:

De acordo com o pessoal do portal Glacier Hub, esse fenômeno ocorre periodicamente — geralmente a cada 4 ou 5 anos —, e a última vez que uma parte do glaciar desabou ocorreu em 2012. Segundo o portal, não existe uma maneira de determinar o momento exato em que o colapso vai acontecer, mas, quase sempre, ele é resultado do fluxo de água que vai abrindo uma abertura na base do glaciar.

Ponte de gelo

Segundo o Glacier Hub, no caso da ponte do vídeo, o campo de gelo do Perito Moreno produz pressão e força o glaciar a crescer em direção ao lado direito do Lago Argentino, represando a água. No entanto, conforme o volume da represa vai aumentando, o fluxo da água cria um túnel através do gelo que, com o tempo, acaba “construindo” uma enorme ponte.

Acontece que, em dado momento, a ponte não é mais capaz de suportar o peso do gelo sobre ela e, então, desaba. Essa estrutura, conforme explicamos anteriormente, se forma periodicamente, e estima-se que ela seja composta por milhares de toneladas de gelo. Além disso, apesar de o fenômeno já ter sido associado ao aquecimento global, a verdade é que ele acontece devido a processos físicos naturais e não guarda relação com variações climáticas.

Aliás, felizmente, o Perito Moreno é dos poucos glaciares no mundo que continuam crescendo, apesar do aumento das temperaturas no planeta. Portanto, esse incrível lugar pode se manter deslumbrando turistas — por enquanto. E já que estamos no assunto da ruptura de massas de gelo no glaciar, veja a seguir mais um vídeo desse evento:

***

Você gostaria de presenciar a ruptura de massas de gelo na Patagônia? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: