15 atividades para deixar os pequenos ocupados durante as férias escolares

21/07/2016 às 03:443 min de leitura

As férias escolares costumam provocar um sentimento duplo nos pais: a alegria de passar mais tempo com os filhos e o desespero de não saber exatamente o que fazer durante o período. Para os pequenos, é época de se divertir, não importa de qual forma, e as mamães e os papais podem aproveitar para proporcionar ótimas memórias para seus filhos.

O recesso do meio do ano é um período mais curto, em torno de 15 a 30 dias longe das salas de aula, dependendo do colégio em que a criança estuda. No entanto, é tempo suficiente para que os pais ofereçam uma programação que vai muito além da diversão: conhecimento, habilidades e valores podem fazer parte das férias (e da vida) do seu pequeno. Pensando nisso, a Alô Bebê preparou 15 atividades que podem ser feitas com os pequenos nas férias.

VIAGEM

É o mais tradicional dos programas de férias e o favorito das famílias. O mais importante durante esses momentos é que os pais mostrem às crianças ensinamentos diversos que permeiam uma viagem, como gastos, pontualidade, geografia e muitos outros.

ACAMPAMENTO

Se os pais não terão disponibilidade para viajar com o filho, uma experiência que ensinará muito sobre independência e responsabilidade é levá-lo para um acampamento.

MUSEU

Aproveitar a oportunidade para mostrar às crianças um pouco sobre como era o mundo antigamente e como o transformamos será bem educativo, além de barato, já que muitos museus possuem entrada livre durante alguns dias da semana.

CLUBE

Se o pequeno ainda não aproveita todas as facilidades que o clube de campo do qual a família é sócia oferece, é o momento ideal para passar as manhãs nadando na piscina ou as tardes jogando futebol.

COZINHAR

Deixe a criança ser o mestre-cuca do dia e convide-a para preparar uma refeição deliciosa e nutritiva para toda a família. Durante o preparo, dá para ir conversando sobre a importância da alimentação equilibrada, sobre as comidinhas favoritas, sobre as tradicionais receitas da vovó...

PARQUE

Além dos brinquedos, os parques contam com áreas verdes ideais para um piquenique! Depois da diversão e da comida, você pode ensinar o seu filho sobre a importância desse espaço público e incentivá-lo a recolher o lixo do local.

BATE E VOLTA

As viagens de no máximo um final de semana podem ser oportunidades para que a criança conheça as cidades próximas de onde vive e aprenda as diferenças entre cada cultura.

CINEMA

As telonas também têm muito o que ensinar! Nesse período, os cinemas costumam lançar filmes para atrair o público infantil e então é só escolher um bom título para assistir com os pequenos. Não esqueçam de compartilhar as impressões logo depois que a sessão acabar.

VISITAR PARENTES

Os pais podem levar os pequenos para conhecer ou visitar parentes, que podem contar um pouco sobre a história da família e a importância da união familiar. Se houver outras crianças no local, ele vai se divertir ainda mais.

TEATRO

Essa é um espaço que deveria ser mais frequentado pela família, pois além de apresentar uma representação artística para o seu filho, as peças de teatro discutem assuntos de relevância para a construção do caráter.

ESPORTES

Além de benéficos para a saúde, a criança pode aprender um pouco sobre o trabalho em equipe e descobrir o sabor da vitória e da derrota. Futebol, vôlei e tênis de mesa são práticas que não exigem muito treino, mas podem despertar o atleta que vive em seu filho.

HORTA

Aproveite o tempo ocioso para mostrar às crianças a origem dos alimentos, fazendo-as tomar gosto pelas escolhas naturais e saudáveis. Além disso, os pequenos aprendem a serem cuidadosos e pacientes com o crescimento de um legume, uma verdura ou um vegetal.

FESTA EM CASA

Que tal convidar os amiguinhos da escola para uma tarde divertida na sua casa? Prepare atividades que incitem a criatividade, como oficinas de massinha ou de origami, e sirva um lanchinho caprichado para todos.

JOGOS DE TABULEIRO

Eles também ajudam a formar o espírito esportivo, mas também são excelentes para aperfeiçoar o raciocínio lógico e as habilidades das crianças. É uma atividade para a família inteira!

VOLUNTARIADO

É a oportunidade ideal para que os seus filhos descubram o quanto são privilegiados e o quanto podem fazer a diferença pelas pessoas que precisam. Eles podem visitar um asilo, contar histórias para quem não sabe ler ou ajudar a preparar uma refeição.

Além do aprendizado que as férias podem trazer, o recesso também faz bem para a saúde das crianças. Livres das pressões que a rotina escolar impõe, elas ficam menos estressadas, melhoram a qualidade do sono e apresentam aumento da imunidade. Os pequenos também ficam menos ansiosos e inseguros e conseguem finalmente direcionar o foco para uma atividade prazerosa. Com as pausas, os benefícios se perduram durante todo o período letivo, ajudando a garantir um bom desempenho no colégio. 

Se você ainda não começou a planejar as férias do mês de julho, dê uma olhada na programação da sua cidade e arredores. Sua família vai se surpreender com essas e outras possibilidades para curtir enquanto vão construindo memórias junto com as pessoas que ama que vão durar a vida toda. Antes que seu filho perceba, as aulas vão recomeçar e terminar outra vez, pedindo por mais uma pausa cheia de animação!

Via assessoria

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: