5 previsões sobre o fim do mundo que não se concretizaram

03/11/2015 às 05:593 min de leitura

Você já parou para pensar em quantas vezes o fim do mundo já foi anunciado? Este ano, por exemplo, segundo um grupo cristão online, o apocalipse deveria ter acontecido no início de outubro, e no ano passado, de acordo com a mitologia nórdica, ele deveria ter ocorrido em fevereiro. Isso sem falar na comoção provocada pelo calendário maia, que supostamente previa o fim dos tempos para o dia 21 dezembro 2012!

E olha que esses são apenas alguns dos anúncios mais recentes, pois, ao longo dos anos, não faltaram advertências a respeito da destruição do nosso planeta e, consequentemente, da extinção da civilização humana. A seguir, nós aqui do Mega Curioso reunimos outras cinco previsões sobre o fim do mundo que — felizmente — não se concretizaram:

1 – Dia do Grande Desapontamento

Ano: 1844

Depois de ler Daniel 8:14 — que diz “E ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado” —, consultar a data na qual Artaxerxes I da Pérsia decidiu decretar que o governo de Jerusalém fosse restabelecido (isso no ano 457 a.C.), e fazer alguns cálculos com base em um calendário judeu, um homem chamado Samuel Snow chegou à  conclusão de que o mundo acabaria no dia 22 de outubro de 1844.

Artaxerxes I

Snow era um dos seguidores de William Miller, um pregador que havia previsto o apocalipse no ano anterior. Miller inclusive chegou a convencer milhares de seguidores a vender todas suas posses, vestir roupões brancos e subir no topo de montanhas para esperar pelo arrebatamento.

Como o evento proposto por Miller não aconteceu, Snow recalculou a data — e errou também! O fim do mundo não aconteceu, e a data anunciada ficou conhecida como o Dia do Grande Desapontamento. E alguns dos seguidores “desapontados” acabaram se unindo e formando a Igreja Adventista.

2 – Passagem do Cometa Halley

Ano: 1910

No início do século 20, quando o Cometa Halley estava prestes a se aproximar da Terra, o astrônomo francês Nicolas Camille Flammarion anunciou que a atmosfera do nosso planeta seria contaminada pelo gás cianogênio liberado pela cauda do astro e, com isso, toda a vida seria aniquilada.

A previsão de Flammarion dividiu opiniões na época, com muitos acreditando que os gases seriam inofensivos, ao passo que seus seguidores ficaram preocupados com o destino da vida terrestre. Inclusive surgiram vários espertinhos que começaram a vender máscaras, pílulas para combater o efeito tóxico do gás e até oxigênio engarrafado, e não faltou quem cobrisse frestas de portas, fechaduras e janelas com toalhas para frear a entrada do veneno.

3 – Enchentes mundiais

Ano: 1954

Em 1954, a dona de casa norte-americana Dorothy Martin revelou que havia recebido mensagens de seres de um planeta chamado Clarion sobre uma enchente que inundaria todo o planeta. Segundo ela, no dia marcado para o fim do mundo, discos voadores viriam buscar os escolhidos e, em seguida, ocorreriam movimentos tectônicos que resultariam na inversão dos continentes e oceanos durante alguns dias.

A mulher conseguiu convencer alguns seguidores sobre o apocalipse e prometeu que eles seriam resgatados por naves espaciais antes de o mundo acabar. No entanto, o dia veio e passou sem que nada acontecesse, e Dorothy revelou que havia recebido uma nova mensagem dos aliens na qual eles diziam ter ficado muito impressionados pelas ações do grupo e que haviam decidido poupar os terráqueos da destruição.

4 - Entrada para o Céu

Ano: 1997

Nos anos 70, um homem chamado Marshall Applewhite criou uma seita conhecida pelo nome “Heaven’s Gate”. Ele pregava que um dia uma nave alienígena viria à Terra para salvar seus seguidores do apocalipse e, após duas décadas, mais precisamente, no ano de 1997, quando o cometa Hale-Bopp estava passando próximo ao nosso planeta, Applewhite recebeu o que ele pensou ser a confirmação que ele tanto aguardava sobre suas previsões.

O fundador da seita e seus seguidores ouviram um astrônomo amador dizer durante um programa de rádio que havia fotografado um estranho objeto na cauda do cometa. Applewhite, convencido de que se tratava da tão aguardada nave, deu início aos preparativos para embarcar, e ele e outras 38 pessoas cometeram suicídio para poder abandonar o planeta e seguir sua viagem ao Céu.

5 – O Arrebatamento

Ano: 2011

Você se recorda do “Arrebatamento” que supostamente deveria ter ocorrido no dia 21 de maio de 2011? Ele foi proposto por um engenheiro norte-americano chamado Harold Camping, que estava convencido de que a Bíblia seria um livro repleto de códigos que revelam pistas a respeito do fim do mundo se forem decifrados corretamente.

Camping previu pela primeira vez que o apocalipse ocorreria no ano de 1994, mas, quando o fim do mundo não se materializou, o engenheiro se desculpou dizendo que havia cometido um erro de cálculo. Alguns anos depois, Camping — que era dono de uma rádio — refez as estimativas e concluiu que o dia derradeiro ocorreria no dia 21 de maio de 2011.

Aliás, o homem tinha tanta certeza de que estava certo, que chegou a gastar milhões de dólares espalhando milhares de cartazes e outdoors anunciando o dia do julgamento final. E quando nada aconteceu — de novo! —, Camping voltou a por a culpa em um equívoco matemático. Por fim, o engenheiro acabou morrendo antes de ver qualquer de suas previsões se concretizando.

Você conhece alguma previsão sinistra a respeito do fim dos tempos? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: