Saiba quais desastres poderiam afetar a humanidade em 2016

18/05/2016 às 11:202 min de leitura

Quantas vezes você já leu a respeito de anúncios malucos sobre o fim do mundo ou sobre previsões de que a humanidade está com os dias contados? Por sorte, a grande maioria dessas histórias não passa de teorias da conspiração. No entanto, isso não significa que não existam ameaças reais que podem afetar a nossa existência.

De acordo com Peter Dockrill, do portal Science Alert, a organização sueca Global Challenges Foundation publicou um relatório em parceria com a Universidade de Oxford em que enumera os principais perigos que podem pôr em risco a vida no planeta. Pois se você pensou em colisões de rochas espaciais, supererupções vulcânicas ou invasões alienígenas, saiba que o pessoal que elaborou o levantamento colocou catástrofes menos hollywoodianas no topo da lista.

Perigos reais

Segundo o relatório, apropriadamente intitulado Global Catastrophic Risks (Riscos Catastróficos Globais, em tradução livre), os maiores riscos que a humanidade poderia enfrentar nos próximos cinco anos são as pandemias — sejam elas provocadas por agentes naturais ou criados em laboratório — e que ocorra uma guerra nuclear.

Boom!

Outros perigos considerados — mas com uma menor probabilidade de que eles aconteçam nos próximos cinco anos — foram as mudanças climáticas catastróficas, o potencial fracasso das iniciativas da bioengenharia focadas em reverter as variações no clima do planeta e problemas ocasionados pela inteligência artificial.

Hasta la vista

A equipe responsável pelo levantamento também considerou a possibilidade de o planeta ser atingido por uma rocha espacial ou que explosões vulcânicas ocorram pelo mundo e classificou esses perigos como “riscos desconhecidos”. Nesse sentido, o time explicou que, a julgar pelas catástrofes que afetaram — ou poderiam afetar — a humanidade no último século, a verdade é que a maioria das ameaças que nos rondam podem não ser conhecidas ainda.

Segundo disseram no início do século 20, ninguém sabia que as armas nucleares seriam inventadas, que a Terra poderia sofrer com mudanças climáticas desastrosas nem que a biotecnologia poderia se tornar um perigo. Portanto, embora o relatório nos dê uma ideia de o que pode nos afetar nos próximos anos, é bastante difícil prever com exatidão o que está por vir em um futuro mais distante.

***

Quais catástrofes globais você prevê para o futuro próximo? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: