Você há de concordar que a temperatura — quente, fria, morna, pelando — é algo que a gente sente e não escuta, certo? Mas, pelo menos no que diz respeito à água, sabia que você tem a habilidade de distinguir se ela está quente ou fria só com o ouvido? Isso mesmo, caro leitor! Basta ouvir o som dela sendo despejada em um recipiente para saber. Você duvida? Então, confira o vídeo a seguir (entre os minutos 0:48 e 0:58):

E aí, você conseguiu perceber a diferença de temperatura na água? Pois, se em sua opinião, o primeiro ruído se refere à água fria, e o segundo, à quente, então você acertou em cheio — e comprovou com os próprios ouvidos que tem a habilidade de ouvir a temperatura! E você sabe como isso é possível?

Termômetro auditivo

Conforme você viu no vídeo acima, Steve Mould, o cara que fez o experimento, usou jarras idênticas para derramar água no interior de canecas também idênticas. Segundo Mould explicou, nós conseguimos perceber a diferença de temperatura da água devido à variação de viscosidade que ocorre quando ela é aquecida.

Experimento simples

De acordo com Mould, ao aquecermos o líquido, sua viscosidade diminuiu — mesmo que essa queda não seja visivelmente perceptível. Mas, o que acontece com a água é exatamente a mesma coisa que ocorre quando esquentamos o mel. Veja:

Mel frio x mel quente

Com a água, a diferença de viscosidade é menos aparente do que com o mel, mas quando ela é despejada em um recipiente, essa variação faz com que o som que ela emite seja perceptivelmente distinto. E aí, você sabia que tinha essa habilidade?