Fotógrafo brasileiro captura a essência humana de moradores de rua dos EUA

25/01/2017 às 14:472 min de leitura

A maioria das pessoas que decidem sair do Brasil para buscar vidas melhores em países com níveis de desenvolvimento mais altos nem sempre esperam se deparar com alguns problemas que tipicamente encontramos por aqui, como a falta de segurança e a pobreza, por exemplo. No entanto, nenhuma nação do mundo está imune a sofrer com essas questões, e foi isso que o brasileiro Pedro Oliveira descobriu quando se mudou para os Estados Unidos.

Uma vez lá, Pedro percebeu que na terra do Tio Sam também existe muita gente enfrentando dificuldades — e que o que não falta são moradores de rua. Mas, diferente do que muitos fazem, inclusive aqui no nosso país, em vez de simplesmente fazer de conta que essas pessoas não existem, o brasileiro teve a ideia de iniciar um projeto, o “Careful: Soul Inside” — ou “Cuidado: Contém uma Alma” em português.

Essência humana

Segundo Pedro, o projeto nasceu em meados de 2015, e não consiste meramente em fotografar moradores de rua. O brasileiro aborda essas pessoas — indivíduos como qualquer um de nós, que fizeram planos e tinham uma porção de sonhos, mas que, por alguma razão, não deram certo —, ouve suas histórias e captura suas “almas” em belíssimos retratos.

Então, quando os moradores não se opõem, Pedro compartilha os retratos, assim como as histórias que eles trocaram durante suas conversas. O foco do brasileiro são os sem-teto que vivem em cidades da costa oeste dos EUA, e seu objetivo é o de mostrar a tênue linha que separa a sociedade e as pessoas sem-teto e, quem sabe, derrubar a imensa barreira que torna esses indivíduos praticamente invisíveis para muitos de nós.

O mais legal é que esse trabalho de Pedro, além de já ter se transformado em exposição, e ter aparecido em vários jornais e programas de televisão norte-americanos, também foi divulgado em diversos países, como a Alemanha, China, Vietnã, Rússia, Chile, Itália e a Arábia Saudita. Com tamanha repercussão, quem sabe o brasileiro não se anima e decide estender o seu projeto aqui no Brasil! Confira alguns dos retratos clicados por Pedro a seguir:

1.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

10.

11.

12.

13.

14.

15.

16.

17.

18.

Imagem

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: