12 fotos famosas que foram manipuladas

15/03/2018 às 02:003 min de leitura

1 – Troca de cabeças

Você sabia que, nessa famosa foto de Abraham Lincoln, colocaram a cabeça do presidente norte-americano no corpo de outra pessoa? O retrato original era de John Calhoun, um filósofo político e estadista da Carolina do Sul que chegou a ser vice-presidente durante as administrações de John Quincy Adams e Andrew Jackson — mas não de Lincoln!

2 – Composição

Outro presidente norte-americano que teve sua cabeça colocada no corpo de outra pessoa foi Ulysses S. Grant. Na verdade, a composição acima, da época da Guerra Civil dos EUA, foi criada a partir de diversas fotos. O fundo, por exemplo, é de uma imagem que mostra prisioneiros capturados em batalha, e o cara montado no cavalo é um general chamado Alexander M. Cook. Grant, que como você pode ver a seguir no retrato da direita só emprestou o rosto mesmo:

3 – Apagando desafetos

Joseph Stalin não tinha qualquer problema em mandar “apagar” as pessoas de quem ele não gostava — e ele mandava que isso fosse feito inclusive em suas fotos e com bastante frequência. Veja um exemplo notório a seguir, onde um comissário soviético chamado Nikolai Yezhov foi removido de um retrato com Stalin depois de se indispor com o ditador:

Nikolai foi preso em 1939 e executado algum tempo depois

Outro exemplo clássico é o que você pode ver abaixo, no qual a mesma imagem foi alterada diversas vezes ao longo dos anos para eliminar pessoas que foram entrando para a listinha negra de Stalin. Confira:

4 – Entre amigos

Stalin não foi o único ditador a mandar apagar pessoas de seus retratos. Adolf Hitler também fez isso em diversas ocasiões — como na que você pode ver a seguir, na qual Joseph Goebbels foi removido da imagem original. Veja:

5 – Muitas faces

E já que estamos falando em Adolf Hitler, as imagens a seguir foram criadas por um time da Agência de Serviços Estratégicos — Office of Strategic Services, agência que, mais tarde, deu origem à CIA — no final da Segunda Guerra Mundial. A ideia foi a de imaginar como o nazista poderia alterar a própria aparência caso ele conseguisse escapar da Alemanha.

A seleção abaixo também foi criada no fim do conflito, mas pela equipe de um jornal canadense:

6 – Pequeno ajuste

Preste atenção na foto a seguir. Ela sofreu uma discreta ediçãozinha...

Na versão original, o soldado ajudando o que está segurando a bandeira soviética sobre o Reichstag aparentemente tinha um relógio em cada pulso. Dizem que um deles era, na verdade, uma bússola — mas ambos teriam sido apagados para não transmitir a ideia de que os militares soviéticos estavam praticando saques na capital alemã. Veja:

7 – Tirando um sonzinho

Você já tinha visto a foto a seguir, na qual John Lennon aparentemente parece estar tirando um sonzinho de boas com Che Guevara? Na verdade, o retrato original mostra o ex-Beatle tocando ao lado do guitarrista Wayne Gabriel, mas alguém teve a ideia de colocar o rosto do revolucionário cubano na imagem.

A montagem é bem convincente, você não acha?

8 – Montagem

A imagem a seguir, na verdade, mostra duas fotos separadas que foram combinadas para que o fotógrafo obtivesse um resultado mais dramático. As cenas foram clicadas por Brian Walski enquanto um soldado britânico pedia que civis iraquianos ficassem abaixados e se protegessem.

9 – Turista acidental

A imagem que você pode ver abaixo viralizou um pouco depois dos atentados do 11 de setembro às Torres Gêmeas, em Nova York, e supostamente mostram um turista sendo fotografado no momento em que um dos aviões está prestes a atingir o edifício. No entanto, o cara da foto — um húngaro chamado Péter Guzli — acabou revelando que se tratava de uma montagem que ele havia feito de brincadeira (de mau gosto!) para alguns amigos.

10 – O livro de ponta-cabeça

Quem nunca viu a famosa foto de George W. Bush na qual ele aparece segurando um livro de cabeça para baixo durante a visita a uma escola infantil em Houston, no Texas! Pois o — então — presidente dos EUA nunca cometeu a gafe de tentar ler o livro de ponta-cabeça, e a imagem foi manipulada para fazer com ele parecesse estúpido.

11 – Comida de tubarão

A foto a seguir mostra um casal que supostamente teria sido surpreendido por um imenso tubarão branco enquanto mergulhava na Austrália. Mas não precisa se preocupar com os mergulhadores não, pois a imagem não passa de uma montagem e ninguém virou comida do peixão.

12 – Isca

E já que estamos falando sobre supostos ataques de tubarão... A imagem abaixo viralizou no início dos anos 2000 e até hoje aparece de vez em quando em listas de fotos incríveis. Contudo, a cena foi criada a partir de dois retratos diferentes, um do militar pendurado a uma escada presa ao Black Hawk, e outro de um tubarão branco pulando no mar.

*A lista acima foi elaborada com base em um artigo de Adrian Willings, do portal Pocket Link.

*Publicado em 20/3/2017

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: