Batalha naval: 16 imagens incríveis de navios enfrentando a natureza

22/01/2015 às 10:143 min de leitura

A humanidade vem enfrentando o oceano há milhares de anos. No decorrer das eras, as ondas e os tufões engoliram embarcações e fizeram navios imponentes em pedaço. E como não lembrar do Titanic? Uma das construções mais imponentes e desastrosas de todos os tempos e que, em sua inauguração, foi considerada inaufragável.

“Navegar é preciso, viver não é preciso”, disse o filósofo romano Plutarco durante uma imensa tempestade no Mediterrâneo. A seguir, você confere 16 imagens que fazem uma viagem no tempo e ilustram muito bem o que ele queria dizer com essa frase.

1.) 1911: os primeiros registros eternizados da luta

Um navio a vapor tenta vencer a fúria do oceano.

2.) 1915: não durou muito tempo

O “Endurance” (“Resistente” em português) atolado no gelo.

3.) 1920: marinheiros tentam segurar o que restou do traquete

O barco “Garthsnaid” passou por apuros enquanto estava no mar. Repare nos quatro marujos tentando se segurar desesperadamente em uma parte da vela de traquete que se soltou das juntas em pleno um vendaval.

4.) 11 Dezembro de 1931: “pequenos” atrasos devido ao mau tempo

Nesse dia, a Europa – uma das linhas de serviços marítimos mais rápidas do ramo na época – sofreu atrasos em seu destino rumo à cidade de Nova York. Com tempo de espera de 24 horas, o mau tempo foi o principal responsável pelos estragos. Pela imagem, dá para ver que o capitão teve muito trabalho para manter a embarcação inteira.

5.) 1958: um cargueiro em apuros

A imagem ilustra uma situação perigosa a bordo do cargueiro alemão MS Sabine Howaldt durante uma tempestade de inverno no Atlântico Norte.

6.) 11 de setembro de 2004: navio enfrenta o mar em exercício de tiro

Essa foto retrata o HMS Nottingham desbravando o Atlântico durante um treinamento de tiro, a aproximadamente 322 km a oeste da Irlanda.

7.) 3 de fevereiro de 2005: enxurrada de neve

Aqui, um marinheiro sobe as escadas a bordo do Military Sealift Command (MSC) para escapar de uma rara tormenta de neve que ocorreu enquanto estava na Naval Amphibious Base (NAB) em Little Creek, Virgínia, EUA.

8.) 3 de agosto de 2005: ventos derrubam homens na água

Na foto, o cargueiro "Porvenir I" é visto durante uma intensa rajada de ventos que assolaram a costa do Chile. Nesse dia, três tripulantes caíram no mar e não puderam ser resgatados nunca mais.

9.) 28 de março de 2007: raios e trovões

Apesar da beleza da fotografia, esse é um intenso momento em que uma tempestade de raios começa logo acima da cabine de comando do porta-aviões de classe Nimitz USS John C. Stennis (CVN 74) enquanto ele transita pelo Golfo Pérsico.

10.) 11 de novembro de 2007: navio encalhado

O cargueiro russo "Vera Veloshina" é visto próximo do resort Black Sea em Sudak, Ucrânia, após encalhar durante uma intensa trovoada.

11.) 9 de setembro de 2010: os raios se aproximam

Nessa imagem, uma terrível tormenta de raios ilumina os céus e assusta os tripulantes do USS Iwo Jima (LHD 7) em uma noite assombrosa.

12.) 22 de fevereiro de 2011: mar bravo

O navio de patrulha HMNZS Wellington encontra dificuldades no Mar de Ross, localizado no oceano Atlântico.

13.) 21 de janeiro de 2012: fuga de emergência

Nessa imagem, os marinheiros preparam o lançamento de um caça F/A-18EF Super Hornet enquanto o porta-aviões de classe Nimitiz, USS Carl Vinson (CVN 70), enfrenta um temporal no Mar Arábico.

14.) 19 de março de 2012: muita areia em alto-mar

Quem disse que não existe areia em alto-mar? Nessa imagem, o USS Carl Vinson (CVN 70) se depara com uma tempestade de areia em pleno o Mar Arábico.

15.) 2013: pesqueiro em apuros

O navio pesqueiro francês, Alf, quase naufragou durante um temporal no Mar da Irlanda. À direita, um helicóptero se aproxima para prestar socorro à tripulação.

16.) 7 de janeiro de 2015: congelado

O destroyer da classe Arleigh Burke, USS Donald Cook (DDG 75), enquanto transita pelo Mar Negro durante uma nevasca pesada.

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: