Todos os anos, a instituição britânica Welcome Trust organiza uma disputada competição na qual elege a melhor imagem científica do ano. Para isso, a organização — focada em pesquisas biomédicas — reúne um painel de especialistas em diversas áreas que, primeiro seleciona as 20 melhores imagens entre todas enviadas pelos participantes e, depois, escolhe a grande vencedora da edição.

De acordo com James Vincent do portal The Verge, as finalistas deste ano foram obtidas através de diversas técnicas e cobrem uma rica variedade de disciplinas. E, segundo os juízes, além de as imagens serem simplesmente deslumbrantes, elas não só servem para contar histórias sobre as pesquisas, como podem nos ajudar a compreender conceitos abstratos.

Conforme explicou um dos membros do painel, não se trata apenas de gerar imagens de elementos extremamente pequenos, mas de entender a vida, a morte, o sexo e a doença que, segundo disse, são os pilares do drama e da arte. A seguir você poderá conferir quais foram as melhores imagens selecionadas durante a edição 2015 da competição e, no finalzinho, descobrir qual foi a grande vencedora.

1 – Nervos coloridos

Luis de la Torre-Ubieta

A imagem acima mostra os nervos do cérebro de um rato adulto.

2 – Milagre da natureza

Maurizio De Angelis

A ilustração revela os grãos de pólen sendo liberados por uma flor da família Asteraceae.

3 – Curva

Mark Bartley

Acima, a foto da coluna de uma senhora que sofre de cifose.

4 – Respire...

Gregory Szeto, Adelaide Tovar e Jeffrey Wyckoff

A imagem que você acabou de ver mostra os pulmões de um rato, e as manchas rosadas indicam o uso de micropartículas enviadas ao órgão durante o estudo de um medicamento para combater o câncer.

5 – Cérebro

Dr Flavio Dell'Acqua

A ilustração mostra a tomografia de um cérebro saudável de um ser humano adulto, e foi inspirada nas imagens criadas século 19 pelo neurologista francês Joseph Jules Dejerine.

6 – Sistema muito nervoso

Albert Cardona

A figura acima traz uma representação do sistema nervoso de uma mosca da fruta, criada através de um microscópio eletrônico de transmissão.

7 – Superolho

Kevin Mackenzie

A foto acima mostra o olho de um pulgão.

8 – Buraquinho

Khuloud T Al-Jamal, Serene Tay e Michael Cicirko

Acima você viu a imagem de um neurônio com um orifício retangular registrada através de um microscópio eletrônico de varredura.

9 – Cabeção

Daniel Kariko

Cabeça de um besouro da espécie Anthonomus grandis, capturada através de um microscópio eletrônico de varredura.

10 – Química

Jefferson R Brown, Robert E Marc, Bryan W Jones, Glen Prusky e Nazia Alam

As cores da imagem representam várias reações químicas acontecendo em um pedacinho do rim de um rato.

11 – Neurônios

Prof M Hausser, Sarah Rieubland e Arnd Roth

A figura acima foi gerada através de um microscópio eletrônico de varredura, e mostra neurônios de Purkinje obtidos a partir do cérebro de um rato.

12 – Antiguidade

Anthony Edwards

Antigo modelo usado em aulas de anatomia pelos alunos do Trinity College de Dublin que estava indo para o lixo, mas foi resgatado pelo fotógrafo.

13 – Lava?

David Linstead

O que parece ser um lago de lava é, na verdade, um antigo slide da Era Vitoriana mostrando a superfície da língua de um gato.

14 – Estômago

Michael Frank

A fotografia acima mostra o interior do retículo, ou seja, o segundo dos quatro estômagos de uma cabra.

15 – Batalha

N Dieckmann e N Lawrence

A imagem que você acabou de ver mostra célula do sistema imunológico envolvendo uma segunda célula — à direita.

16 – Híbrido

Sophie Regnault

A figura acima foi gerada a partir da tomografia computadorizada do crânio e patas dianteiras de uma tuatara, pequeno animal endêmico da Nova Zelândia que apresenta características de réptil e anfíbio.

17 – Vespinha

Andrew Polaszek

A fotografia traz um exemplar de pequena vespa parasitoide descoberta recentemente nas florestas de Bornéu.

18 – Modelo 3D

Dave Farnham

A figura mostra o modelo da caixa torácica de uma mulher diagnosticada com câncer criado através de uma impressora 3D.

19 – Máquina do bem

Geraldine Thompson

A máquina da fotografia é um dispositivo multissensorial interativo utilizado para distrair e acalmar crianças que estão em hospitais passando por tratamentos médicos.

E a grande vencedora é...

20 – Maternidade interrompida

Michael Frank

A — triste, macabra e, ao mesmo tempo, bela — fotografia que venceu a edição 2015 da competição da Welcome Trust mostra o útero de um pônei com um feto de aproximadamente cinco meses de gestação.

***

E você, caro leitor, o que achou das imagens selecionadas? Em sua opinião, e vencedora mereceu o primeiro lugar? Se não, qual das figuras é a sua favorita? Não deixe de compartilhar conosco nos comentários!