Isso é família: confira fotos de casais gays da virada do século passado

09/12/2015 às 11:502 min de leitura

Apesar de ter sido imaginada já na Antiguidade, a fotografia moderna só foi surgir mesmo no século 19. Ela rapidamente se tornou uma ótima oportunidade de registrar aqueles momentos únicos e inesquecíveis. Hoje em dia, com as câmeras digitais, Instagram, Pinterest e muito mais, a fotografia está quase totalmente banalizada: tiramos foto de tudo, já que é possível registrar o que quiser, sem limite de espaço.

Quando ela surgiu, porém, o processo era bem diferente – e, exatamente por isso, bastante caro. Pergunte a seus pais ou avós, por exemplo, quantas fotografias eles possuem da própria infância? Você provavelmente teve todos os seus passos registrados em fotos e vídeos, mas essa popularização da imagem começou há poucas décadas.

Então, ao vermos fotografias de casais homoafetivos do final do século 19 e começo do século 20, nós podemos imaginar o quanto foi impactante para a época registrar romances que até hoje ainda permanecem tabus em algumas culturas – até mesmo aqui no Brasil, por exemplo, que teve a união homossexual autorizada pelo Supremo Tribunal Federal em 2011, o assunto ainda gera discussões inflamadas.

Recado atrás de foto do final dos anos 1940: "Para Buzz: Eu sempre vou me lembrar do tempo que passamos juntos. Todo meu amor, seu Tommy".

Em setembro deste ano, uma comissão especial dos deputados aprovou um projeto de lei que pretende definir a família como o núcleo formado apenas pela união de um homem e uma mulher, com os filhos oriundos dessa relação. A proposta causa polêmica, principalmente entre os grupos que veem isso como um retrocesso cultural.

Exatamente por isso é interessante notar essas fotos antigas divulgadas pelo site Homo History. Apesar de ficar difícil comprovar que cada uma das imagens exibe um casal homoafetivo, as fotos mostram que a resistência e a felicidade vão permanecer – independente de bancadas fundamentalistas gritando o contrário nos congressos mundo afora.

Galeria 1

O site também alerta que o fato de essas fotos serem bem antigas torna difícil determinar se elas realmente mostram casais ou apenas “bons amigos”. Muitas fotos de casais homoafetivos não sobreviveram ao tempo, já que muitas famílias destroem recordações dessa natureza por se sentirem envergonhadas.

Aproveitando a oportunidade, gostaríamos de saber a sua opinião: você concorda que a família é apenas aquela que resulta da união entre um homem e uma mulher? Ou acha que todos têm o direito à felicidade?

***

Confira fotos de casais homoafetivos da virada do século passado! E depois comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: