Homem cria bola de futebol indestrutível e muda vida de muitas crianças

27/09/2013 às 10:042 min de leitura

O Brasil é reconhecido como o país do futebol, mas é certo que essa modalidade também é uma das mais populares do planeta. Desde classes sociais mais abastadas até as pobres comunidades do mundo, sempre é possível encontrar alguém que goste de jogar uma pelada. Pensando nisso, um rapaz chamado Tim Jahnigen criou uma iniciativa chamada The One World Futbol Project.

A One World Futbol pretende prover soluções simples para os mais complexos problemas enfrentados diariamente por milhares de crianças ao redor do mundo, que vivem em comunidades carentes. O fundador do projeto conta que teve a ideia quando estava em casa assistindo a um documentário sobre a vida dos infantes em zonas remanescentes de severas guerras.

Enquanto tudo conspira para ambientes repletos de ruínas e destruição, Jahnigen ouviu que as brincadeiras estão entre as atividades fundamentais para o bom desenvolvimento das crianças, especialmente quando elas crescem em locais tão difíceis. Para auxiliar nessa empreitada, milhares de organizações em todo o mundo promovem eventos e práticas esportivas para reunir e divertir os pequeninos.

No entanto, Tim percebeu que as bolas de futebol levadas aos campos de refugiados de zonas de guerras eram inapropriadas para serem utilizadas em terrenos tão irregulares quanto os existentes naqueles locais. “Por essa razão, as bolas, que eram específicas para serem usadas em gramados, nunca duravam muito nesses ambientes”, explica o criador do projeto, que ainda diz: “Milhões de bolas eram perdidas todos os anos, deixando as crianças muito tristes”.

Um problema, uma solução

Então, Tim Jahnigen resolveu intervir nessa questão, criando uma bola de um material tão resistente que nunca sofra deformidades decorrentes do piso irregular ou por superfícies cortantes. Além disso, a redonda também não fica vazia (ou popularmente “murcha”), o que a exime da necessidade de ser enchida de tempos em tempos, mesmo que você tente cortá-la.

Assim, uma dessas bolas pode durar por décadas e fazer a alegria das crianças por muitos e muitos anos. “Uma dessas bolas dura o mesmo tanto que o espírito de aventura de uma criança”, diz o criador do projeto. Se você curtiu a iniciativa desse rapaz,  vale a pena visitar o site oficial do projeto e descobrir como você também pode ajudar nessa causa.

A empresa que vende os produtos promete que, a cada bola vendida, uma bola idêntica será doada para as causas sociais. E a ação abrange vários países do mundo, inclusive comunidades carentes no Brasil — como você pode conferir no vídeo acima. Será que a FIFA não substituiria as bolas dos torneios mundiais pela bola The One World Futbol?

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: