Pesquisadores descobrem que DNA conta com relógio biológico

21/10/2013 às 12:441 min de leitura

Se você é da turminha que torce para que algum dia a ciência descubra uma maneira de prolongar a vida humana, temos boas notícias. De acordo com o The Guardian, uma equipe de cientistas norte-americanos descobriu uma espécie de “relógio biológico” presente no DNA que determina a idade dos nossos órgãos e demais tecidos.

Segundo descobriram, esse relógio mostrou que, enquanto muitas estruturas envelhecem no mesmo ritmo que o organismo como um todo, outras envelhecem de forma mais rápida ou mais lenta que as demais. Os pesquisadores chegaram a essa conclusão depois de estudar cerca de 8 mil amostras de 51 tipos diferentes de células saudáveis e com câncer, dando especial atenção a um processo chamado de metilação, durante o qual ocorre uma alteração química natural do DNA.

Tic... tac...

Fonte da imagem: pixabay

Os cientistas descobriram que existem 353 marcadores genéticos que variam conforme o envelhecimento, agindo como se fossem pequenos relógios. Eles também observaram que durante os primeiros 20 anos de vida, o ritmo de envelhecimento é mais rápido, quando então a velocidade diminui e permanece em uma taxa mais estável. Mas, apesar da descoberta, a equipe ainda não determinou se as alterações no DNA causam o envelhecimento ou se são uma consequência dele.

Contudo, mesmo com algumas questões ainda sem resposta, a pesquisa revelou dados interessantes: depois de analisar uma amostra de tecido cardíaco saudável, por exemplo, os cientistas observaram que este apresenta uma aparência nove anos mais jovem do o esperado. Já estruturas com câncer, por outro lado, parecem ser — em média — 36 anos mais velhas.

Os cientistas acreditam que essa descoberta pode levar ao entendimento do processo de envelhecimento humano e ao desenvolvimento de terapias que permitam “zerar” o relógio biológico. Dessa forma, quem sabe um dia os pesquisadores não descubram uma forma de nos manter jovens para sempre? 

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: