Conheça o único vulcão da Terra que pode ser explorado por dentro

09/02/2013 às 05:132 min de leitura

Não há como negar que vulcões são fascinantes e atraem, além dos pesquisadores, milhares de curiosos para contemplar sua beleza. Um dos países mais procurados para este tipo de turismo é a Islândia, que conta com dezenas de vulcões – dentre eles cerca de 30 ainda ativos. E é no meio deste ambiente que você vai encontrar o único vulcão do mundo que pode ser explorado por dentro.

A experiência incrível acontece no Thrihnukagigur (que pode ser traduzido para algo como “cratera dos três picos”), uma exceção entre os vulcões inativos em todo o mundo. Enquanto a lava solidificada geralmente impede o acesso ao centro do vulcão, aqui uma enorme fenda permite que suas cavernas sejam exploradas.

Uma abertura de cerca de 4x4 metros permite a entrada e dá acesso a um espaço de 150.000 m³, localizado a cerca de 120 metros abaixo da superfície. O vulcão foi descoberto na década de 70, mas a primeira exploração ocorreu em 1991, por Arni Stefánsson.

Curiosamente, o explorador relata não ter gostado do que encontrou por ali. “Vim procurando beleza, mas só encontrei coisas feias”. No entanto, 17 anos depois, ele retornou ao local, fazendo um passeio com melhores equipamentos de luz e mais tempo para a exploração, fato que mudou completamente sua opinião sobre o espaço.

Fonte da imagem: Inside The Volcano

O que mais chama a atenção no interior do Thrihnukagigur é a variedade de cores em suas paredes, fenômeno que ocorre graças à concentração de elementos químicos presentes ali, como basalto, magnésio e ferro.

Ninguém sabe exatamente como toda a lava do vulcão desapareceu. Para o vulcanologista Haraldur Sigurdsson, o Thrihnukagigur tem sua formação como um grande mistério, mas existem duas possibilidades: a lava pode ter se solidificado em suas paredes ou retornado para a Terra. “É como se alguém tivesse puxado a tampa de um ralo e todo o magma tivesse descido por ele”.

Fonte da imagem: Inside The Volcano

Embora o governo da Islândia incentive o turismo no interior do vulcão e, inclusive, planeje construir túneis para facilitar o acesso ao seu interior, ainda é necessário ter um pouco de coragem para entrar no Thrihnukagigur. Embora ele esteja completamente inativo nos últimos 4 mil anos, isso não dá qualquer garantia de que ele jamais entrará em erupção novamente, além de diversos outros perigos, como tremores e terremotos em seu interior.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: