Fotógrafo e químico japonês retrata a beleza dos minerais

10/06/2013 às 10:302 min de leitura

Os minerais são definidos como substâncias naturais homogêneas e inorgânicas de composição química definida, cujo desenvolvimento resulta em formas geométricas características conhecidas como cristais. E vamos ser sinceros: os cristais são estruturas incríveis que, muitas vezes, podem ter aparências surpreendentemente belas e até surreais.

Contudo, dentre todos os tipos que existem, alguns exemplos realmente se destacam dos demais, e o pessoal do site Gizmodo reuniu alguns dos mais belos minerais do mundo — clicados pelo fotógrafo e químico japonês Ryoji Tanaka — em uma lista, a qual você pode conferir a seguir e contar nos comentário qual é o seu cristal favorito:

1 – Uvarovita

Fonte da imagem: Reprodução/Ryoji Tanaka

Pertencente à classe dos neossilicatos, este belo mineral foi descoberto nos Montes Urais, na Rússia, em 1832, e hoje é muito utilizado na produção de joias graças ao seu brilho, à sua coloração e à sua beleza.

2 – Vanadinita

Fonte da imagem: Reprodução/Ryoji Tanaka

A figura acima retrata cristais de vanadinita incrustrados em barita branca, o que acaba por destacar ainda mais a sua cor e brilho. Esse incomum mineral foi descoberto no México em 1801, e é formado pela oxidação do chumbo. A coloração da vanadinita varia do vermelho ao amarelo, e é a principal fonte de obtenção do vanádio e, em menor escala, de chumbo também.

3 – Bismuto

Fonte da imagem: Reprodução/Ryoji Tanaka

Os cristais da imagem acima, embora pareçam de mentirinha, são reais e não receberam nenhuma camada de pintura. Na verdade, a curiosa superfície colorida é resultante do processo de oxidação, sendo produzida em laboratório para que os cristais sejam vendidos aos colecionadores de plantão. Além disso, o bismuto é muito utilizado na produção de medicamentos e, principalmente, na fabricação de cosméticos.

4 – Titânio

Fonte da imagem: Reprodução/Ryoji Tanaka

Descoberto na Inglaterra em 1791, o titânio é um elemento químico que ocorre na natureza em diversos minerais. Suas principais fontes são a ilmenita e o rutilo, podendo ser utilizado para inúmeros fins, como na fabricação de protetores solares, próteses e implantes, ligas metálicas leves e na produção de tintas brancas super-refletoras.

5 – Ouro

Fonte da imagem: Reprodução/Ryoji Tanaka

Este é um velho conhecido de todos — e muito, muito, apreciado também —, já que circula entre nós desde a antiguidade. Muito belo e valioso, além de ser empregado na fabricação de joias e como reserva de valor, o ouro também é utilizado pela indústria eletrônica no revestimento de materiais biológicos, em alguns tratamentos médicos, e pela indústria aeroespacial, por exemplo.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: