Pangeia moderna: os continentes conseguiriam juntar novamente suas bordas?

25/12/2016 às 03:001 min de leitura

No ano de 1912, um cientista que estudava a formação da Terra como conhecemos hoje publicou um artigo apresentando a teoria da “Deriva dos Continentes”. Em tal estudo, Alfred Lothar Wegener argumenta que, há cerca de 200 milhões de anos, o planeta exibia uma configuração continental diferente do que existe atualmente. Em vez de as terras serem separadas, havia um único supercontinente onde estavam concentradas todas as porções do território.

A esse grande aglomerado continental atribui-se o nome de “pangeia”, que, no idioma grego, significa “toda a terra”. Depois disso, devido à movimentação de placas tectônicas, que geram atividades sísmicas e vulcânicas, os pedaços de terra foram se dividindo e acabaram se afastando com o passar dos anos. Ainda hoje, os continentes se separam e as formações geológicas mais recentes (como a Cordilheira dos Andes) ainda crescem em altura devido a essa mesma razão.

Assim, de acordo com essa teoria da movimentação do assoalho terrestre, será que os continentes ainda poderiam ser perfeitamente encaixados? A resposta você pode conferir na imagem acima, na qual uma espécie de “pangeia moderna” é retratada. Podemos ver que as bordas continentais já não são mais muito complementares.

De acordo com a legenda da imagem no site em que ela foi publicada, a placa tectônica sob o Oceano Índico está se movimentando no sentido da Ásia meridional, chegando a avançar quase cinco centímetros por ano. Assim, é possível que em breve todo o continente “estreite relações” com o Himalaia.

Vale a pena dar uma olhada mais de perto na montagem acima. Será que, nos dias de hoje, conseguiríamos viver em um único grande continente? Pessoalmente, eu prefiro ter mais praias...

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: